www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Canaã dos Carajás inaugura Distrito Empresarial nesta sexta-feira
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 23/01/2018
O próximo dia 2 de fevereiro deve entrar para a história de Canaã dos Carajás – e do sul do Pará - como um marco no desenvolvimento do município e da região, com o lançamento, e um workshop voltado para representantes da classe empresarial e política, do Distrito Empresarial do município. O local está situado no eixo entre os estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso e integra um parque industrial e de logística e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação. Segundo o prefeito do município, Jeová Andrade, o distrito faz parte de um plano para a diversificação da economia e geração de novos postos de trabalho: “estamos indo na contramão da crise”, disse.

O distrito fica às margens da rodovia PA-160, que liga o município de Canaã dos Carajás à região sudeste do Estado do Pará, e dispõe de área cercada e pavimentada, com cerca de 1 milhão de metros quadrados, sistema de drenagem pluvial, iluminação pública, estação de tratamento de água e esgoto, heliporto e área de estacionamento. A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016.

No caminho do desenvolvimento

Segundo o prefeito Jeová Andrade, é necessário “criar alternativas que sigam paralelas à mineração”. Segundo ele, historicamente, o município tem vocação agropecuária, e até os anos 2000 viveu exclusivamente da cadeia leiteira e agrícola. “Após duas décadas tendo o cobre e o ferro como nossa maior fonte de emprego e renda, queremos dar continuidade aos ciclos de desenvolvimento da região, e o Distrito é essencial nessa nova etapa” disse.

A expectativa de Jeová Andrade é atrair novos investidores para o município. Ele completa que a área é propícia para praticamente todos os ramos de negócio no país, além de contar com uma comunidade empreendedora e capacitada que foi para o sudeste paraense nos últimos 18 anos para trabalhar e desenvolver o município. “Estamos preparados para receber grandes empresas. Canaã já abriga unidades da Sotreq, Barbosa Mello, U&M, da belga Sarens e uma rede de serviços preparada para apoiar novas empresas com agilidade”, afirmou.

Programação

O evento contará com a participação de autoridades estaduais e federais. É prevista, por exemplo, a visita do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (MDB), um Bustour pelo distrito, palestras de integrantes de instituições do Governo do Estado e da iniciativa privada, como: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Vale e Universidade Federal do Pará.

Canaã dos Carajás

Situado no sudeste do Pará, o município foi emancipado há 23 anos e acumula ciclos de migração e desenvolvimento que iniciaram ainda na década de 80, com a criação de assentamentos agrícolas quando a região ainda era parte do município de Parauapebas.

Em 2004, foi inaugurada a primeira unidade mineradora: a Vale inaugurou a mina de Sossego para extrair cobre. E, em 2016, teve o startup do complexo minerador S11D, que, segundo a empresa, será a maior mina de ferro do mundo em 2020.

Essas mudanças impulsionaram o município em todos os indicadores socioeconômicos. Por exemplo, o PIB cresceu 8.348% entre 2002 e 2013, segundo o IBGE. E, em entre 2000 e 2014, a população aumentou em 384%, segundo o Censo.

Homenagem

O Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás levará o nome de Antônio José de Araújo, que ficou conhecido em Canaã dos Carajás como “Toninho da Droganorte”. Nascido em 29 de novembro de 1951, na cidade de Filadélfia, chegou em Canaã dos Carajás em 2002 e transferiu todos os seus negócios para o município. Criou a farmácia Droganorte, que, em Canaã, virou seu sobrenome.

Toninho também manteve a sua paixão pela política. Foi o primeiro secretário de Desenvolvimento Econômico, presidente da Associação Comercial (Aciacca) e candidato a prefeito. Faleceu em 2012, depois de lutar por quase dois anos contra um câncer.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Canaã dos Carajás inaugura Distrito Empresarial nesta sexta-feira