Lei que cria Distrito Empresarial de Canaã é aprovada na Câmara
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 26/01/2018
A Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás aprovou, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (25), a criação do Distrito Empresarial do Município de Canaã dos Carajás, e a Lei que nomeia o local, em homenagem ao empresário, já falecido, Antônio José de Araújo, conhecido em Canaã como Toninho da Droganorte.

O Distrito será lançado na próxima sexta-feira (2) em um workshop voltado para representantes da classe empresarial e política. O local integra um parque industrial e de logística e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação.

Em discurso na Câmara, o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, destacou que a implantação do Distrito segue o objetivo da administração, de atuar para a diversificação da economia do município. “Precisamos de um novo modelo para, no futuro, sobreviver sem a mineração”, disse.

O Distrito fica às margens da rodovia PA-160, que liga o município de Canaã dos Carajás à região sudeste do Estado do Pará, e dispõe de área cercada e pavimentada, com cerca de 1 milhão de metros quadrados, sistema de drenagem pluvial, iluminação pública, estação de tratamento de água e esgoto, heliporto e área de estacionamento. A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D.

Homenagem

Antônio José de Araújo nasceu em 29 de novembro de 1951, na cidade de Filadélfia, hoje estado do Tocantins, chegou em Canaã dos Carajás em 2002. À época, já era empresário conhecido nas cidades de Araguaína e Palmas e transferiu todos os seus negócios para Canaã. No município, criou a farmácia Droganorte, que virou seu sobrenome.

Toninho também manteve a sua paixão pela política. Foi o primeiro secretário de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, presidente da Associação Comercial (Aciacca) e candidato a prefeito. Faleceu em 2012, depois de lutar por quase dois anos contra um câncer.