www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Com grande presença de público, Canaã lança Distrito Empresarial
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC/ Fotos: Jefferson Almeida
Postada em: 02/02/2018
Canaã dos Carajás viveu um dia que ficará marcado na história nesta sexta-feira (2), com o evento de lançamento do Distrito Empresarial Antônio José de Araújo. Centenas de pessoas, entre empresários e lideranças políticas da região e até de fora do Estado, estiveram presentes na cerimônia, realizada em um dos galpões do Distrito, que ficou lotado.

Dotado de infraestrutura completa, com asfalto de qualidade, água, tratamento de esgoto, energia elétrica, e até heliporto, o local vai poder abrigar empresas de ramos diversos. A área tem cerca de 1 milhão de metros quadrados e conta com um parque industrial e de logística e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação, preparado para receber instituições de ensino. A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016. Com o início da operação da extração mineral, a estrutura foi doada à prefeitura.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, fez questão de destacar, em discurso, a preocupação com a diversificação econômica do município, que motivou os esforços feitos pela criação do Distrito. “Canaã abriga a maior jazida mineral do mundo, mas esse minério tem apenas uma safra e um dia vai acabar. Temos que nos preparar para viver com ou sem ele”, disse.

A preocupação foi reforçada pelo vice-prefeito, Alexandre Pereira. Ele endossou ainda que Canaã está preparada para receber uma variedade de empreendimentos, pois conta com mão de obra cada vez mais capacitada. “Aqui tem tudo o que vocês precisam”, disse, dirigindo-se ao empresariado presente. “Temos produtores rurais, professores e muitos filhos de Canaã que hoje estudam e se qualificam em várias partes do Brasil e do mundo. Precisamos que esses jovens voltem para casa, para a terra dos seus pais, para trabalhar”, comentou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Júnior Garra, destacou a preocupação de garantir que a mão de obra local seja contemplada pelas empresas que vierem se instalar no município, o que, segundo ele, não vinha sendo feito até então. “Para nós [Legislativo] é um prazer fazer parte desse marco histórico”, decretou.

Pontapé para o desenvolvimento

Ao definir, como outras autoridades, a inauguração do Distrito como um momento “histórico” para Canaã, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, lembrou que o empreendimento é sonhado há bastante tempo. Ele pontuou que a ação, por si só, não resolverá, em um curto prazo, o problema de desemprego no município, mas é “um pontapé inicial”. “Estamos fazendo o melhor, pois queremos que isso funcione”.

Representando o empresariado local, Roberto Paulinelli, que está implantando um frigorífico em Canaã, disse estar impressionado com “a recepção e hospitalidade” das autoridades canaenses. “A estrutura para o Distrito é fantástica e está completa”, complementou.

Já o representante da empresa Vale, que doou a área do Distrito, Josimar Pires, diretor de Operações do S11D, afirmou que o local tem uma importância simbólica, pois nele foram montados os módulos utilizados na operação do projeto, uma inovação nos processos da mineradora. “Com essa novidade, conseguimos antecipar o início da operação do projeto em um ano”, disse. “Acreditamos muito no potencial do Distrito”, concluiu.

Prestígio estadual

O evento contou com a presença de dois dos deputados estaduais que representam a região sul do Pará na Assembleia Legislativa: Gesmar Costa e João Chamon. Gesmar parabenizou a prefeitura por utilizar os recursos obtidos pelo ciclo minerário “para gerar outra economia” e reforçou que essa é a função da CFEM [Comprensação Financeira por Extração Mineral]. Já João Chamon definiu o Distrito como “um divisor de águas no desenvolvimento da região”.

Programação

A programação do evento começou no início da tarde, com um tour dos participantes por parte da área. Logo após, foi iniciada a cerimônia de lançamento do projeto, marcada por muita emoção e expectativa. Ainda foram realizadas seis palestras, por representantes de instituições como a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Vale, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mineração (Sedeme).

Homenagem

O Distrito Empresarial leva o nome de Antônio José de Araújo, o Toninho da Droganorte, empresário nascido no Tocantins, mas que adotou Canaã como casa por uma década. No município, além de fundador da Farmácia Droganorte, ele foi presidente da Associação Comercial (Aciacca), da Agência Canaã e o primeiro Secretário de Desenvolvimento Econômico. Toninho faleceu em 2012, depois de lutar dois anos contra um câncer. Os familiares dele estiveram presentes e ajudaram a descerrar a placa de homenagem.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Com grande presença de público, Canaã lança Distrito Empresarial