Canaã realiza a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 08/12/2013
Foi realizada hoje, 7, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico de Canaã dos Carajás, na Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Mendonça, com a presença do Prefeito Jeová e a Primeira Dama Wayna Andrade, o Coordenador do Plano Ismael Avelar, o Presidente da Câmara Ailson Ferreira, a Agrônoma do Projeto Ferro Carajás S11D Nívia Costa, entre outros vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

O Coordenador Ismael Avelar iniciou dizendo que começou coma um simples reunião, mas graças ao empenho dos agentes envolvidos, como Prefeitura e Vale, conseguiu-se chegar aos grandes resultados. O Governo Federal tem a verba planejada para investir em saneamento básico, mas nós não conseguiremos alcançá-las sem ter um Plano bem estruturado, graças a essas entidades, hoje nós temos, explicou Ismael.

A Conferência teve por objetivo apresentar aos delegados o Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB construído ao longo das 11 audiências públicas que ocorreram durante o ano nos bairros e vilas de Canaã. As audiências também serviram para eleição de representantes municipais junto ao PMSB, que seriam os delegados, pessoas com poder de voto dentro do Plano.

Segundo o Analista Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Franksuelmo Barbosa, o Plano foi um documento criado a parir das audiências públicas, onde foram levantadas as demandas dos bairros que os próprios moradores expuseram, assim puderam elaborar o PMSB. Já esta conferência é onde iremos submeter o documento criado aos delegados eleitos para votação e o que ficar acordado aqui será desenvolvido, explicou Franksuelmo.

O Prefeito Jeová Andrade destacou a importância que teve as conferências públicas, pois elas nos aproximaram das pessoas e cada um que quis pode expor o que acredita ser correto fazer para o desenvolvimento ambiental do município, disse Jeová.