Centro de Convivência do Idoso reinicia funcionamento
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/03/2018
Cerca de 130 idosos de Canaã dos Carajás acordaram nesta sexta-feira (16) com um sorriso no rosto, e lotaram o Centro de Convivência do Idoso (Cecon) do município, na reabertura do local, que retomou as atividades depois das férias de início do ano.

A senhora Domingas da Silva, de 68 anos, foi uma das que compareceu no primeiro dia de funcionamento do Cecon nesse ano. Frequentadora assídua do local desde 2014, ela destaca que aproveita ao máximo as atividades oferecidas, desde a dança, até o jogo de dominó. “Minha vida mudou muito para melhor depois que comecei a vir e aqui fez muitos amigos”, diz.

Domingas e os amigos que fez terão ainda mais motivos para comparecerem ao Cecon esse ano, segundo o secretário de Desenvolvimento Social do município, Ronaldo Araújo. “Teremos novidades esse ano, com a ampliação das atividades, mais um professor de danças e um de artes”, informa. O secretário também relata uma parceria com a secretaria de Educação para a formação de uma turma de alfabetização entre os idosos.

O vereador Wilson Leite, que representou o Legislativo na reabertura dos trabalhos do Cecon, destacou o papel fundamental da convivência na vida dos frequentadores. “Muitos aqui não tem um contato com a família para receber atenção, e sem o Cecon não tem motivos para dar um sorriso”, comentou.

Também estiveram presentes na reabertura das atividades os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, e de Habitação, Érika Sobral, a diretora da Agência Canaã, Graça Reis, e o representante da Vale, Fábio Qujeiroga.

Cecon

No Centro de Convivência do Idoso de Canaã dos Carajás os frequentadores tem acesso a atividades como educação física, aula de artes, crochê, artesanato, além de atividades recreativas, como forró e jogos.

O foco é o atendimento a idosos que estão em situação de vulnerabilidade e são acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), garantindo que eles tenham convivência com outras pessoas, estimulando a autonomia e a manutenção de uma vida ativa.