Em primeira coletiva após reassumir mandato, Jeová destaca continuidade de obras e ações
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC; Fotos: Jefferson Almeida
Postada em: 23/03/2018
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, elencou as prioridades da administração municipal nos próximos meses, ao conceder entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (23), na sala de reuniões do gabinete. No primeiro encontro com jornalistas após reassumir o mandato, ele afirmou estar “de cabeça erguida” e com “a consciência tranquila” em relação às suas ações à frente da administração.

Jeová ficou afastado por 20 dias, por decisão da Justiça local, revista na última terça-feira pela desembargadora Luiza Nadja Guimarães, do Tribunal de Justiça. “Respeito a ação da Justiça, que fez o seu trabalho, e nós fizemos o nosso e recorremos. Voltei com otimismo e acredito que vamos encontrar um entendimento entre as instituições para continuarmos desenvolvendo Canaã”, disse o prefeito, que prometeu não fazer novas mudanças no secretariado até dialogar com vice-prefeito, Alexandre Pereira, que assumiu o cargo no período de afastamento.

Sobre as prioridades a partir de agora, ele informou que a Secretaria de Obras deve iniciar nos próximos dias uma operação de tapa-buracos e, assim que as chuvas diminuírem, o programa Asfalta Canaã será retomado em ritmo acelerado, com a meta de concluir a pavimentação da cidade até 2020. Além do asfaltamento dos bairros, é prevista a pavimentação de pouco mais de 4 km da VS-52, por meio de convênio com o governo federal, e do acesso ao Distrito Empresarial por meio da Avenida Weyne Cavalcante, que será feito com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), criado após a privatização da antiga Companhia Vale do Rio Doce.

Investimento social e lazer

Jeová ainda anunciou que a prefeitura planeja a criação de um programa social para atender famílias de baixa renda no município, com doação de cestas básicas, leite e gás. “Infelizmente em Canaã, assim como em todo o Brasil, hoje temos muita gente passando por privações”, justificou.

Segundo ele, assim que houver estiagem, as três praças em construção do município já devem estar em condições de serem entregues à população. São elas: Praça da Juventude, no centro; Praça da Casa da Cultura, no Jardim das Palmeiras; e Praça do Novo Horizonte.

“Faltam apenas alguns detalhes e acreditamos que conseguimos entregar as três até o dia 30 de maio. A partir daí, vamos transformar Canaã de novo em um canteiro de obras”.

Economia e fomento ao comércio local

Questionado sobre as ações de fomento à economia local, Jeová informou que o Fundo Municipal de Desenvolvimento – para o qual são destinados 5% dos royalties da mineração – está em fase final de regulamentação jurídica, para que possa financiar o empreendedorismo local.

Ele também informou que algumas empresas já estão se organizando para se instalarem no Distrito Empresarial recém-criado. “Também estamos em contato com universidades e 20% do Fundo será destinado a projetos na área da educação”.

Jeová ainda reforçou que o aumento no ritmo das obras públicas é uma forma de geração de emprego e renda, uma vez que as empresas que serão contratadas, por meio de licitação, para a execução de serviços, vão precisar de mão de obra local.