Campanha “Lote Limpo” conscientiza população sobre responsabilidade de limpeza de lotes baldios
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 05/04/2018
Com o tema “Lote Limpo: dever de cada um, direito de todos”, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou uma campanha com o objetivo de conscientizar a população local sobre a responsabilidade de limpeza dos lotes baldios no município.

A campanha, que já está sendo veiculada nos veículos de comunicação, destaca que a obrigação da limpeza e roçagem dos lotes compete aos proprietários, segundo estabelecem os artigos 10 e 11 do Código Municipal de Posturas. O descumprimento pode gerar multas de até R$ 1,6 mil.

Além de ser um problema para o paisagismo da cidade, um lote sujo ou com mato alto pode abrigar criadouros do mosquito aedes aegypt no período chuvoso, se tornar a casa de animais peçonhentos, gerar queimadas no período seco e ainda servir de esconderijo para criminosos.

O objetivo é que, após a campanha, a fiscalização da limpeza dos lotes seja intensificada.

Mutirão de limpeza

Em consonância com a campanha, a prefeitura do município está realizando um Mutirão de Limpeza nos bairros, com a capina de ruas e calçadas, limpeza de áreas públicas e remoção de entulhos. A ação integra as secretarias municipais de Obras, de Meio Ambiente e a coordenação do Código de Posturas. Com a colaboração dos proprietários na limpeza dos lotes privados, a ação vai ganhar ainda mais força.

Segundo o coordenador do Código de Posturas, Valdevino Carvalho da Silva, “é importante que os moradores dos bairros fiquem atentos ao calendário, guardem materiais de construção e eliminem em suas calçadas os entulhos para que a equipe da prefeitura recolha”, pediu.