www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Administração prioriza economia sustentável e investe em alternativas para diversificação
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 06/04/2018
O segundo mandato do prefeito Jeová Andrade tem um principal eixo muito bem definido: o desenvolvimento econômico de Canaã dos Carajás e a consequente sustentabilidade econômica do município. Para a construção de uma cidade economicamente independente, o governo municipal tem investido cada vez mais em ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A pasta, gerida por Jurandir José dos Santos, recebeu essa nomenclatura em fevereiro de 2014, quando deu lugar à extinta Secretaria de Indústria e Comércio. A nova pasta traz consigo algumas importantes coordenadorias da cidade, como o turismo, fomento ao empreendedor e mineração. Em quatro anos de existência, a Secretaria deu certo tem tido um saldo positivo de estímulo e orientação ao empreendedor.

Ainda no ano de 2013, a Lei Geral Municipal da Pequena Empresa foi criada em Canaã. Por meio dela, nove agentes de desenvolvimento foram formados e uma grande mobilização de apoio aos pequenos negócios locais aconteceu. Além dessas conquistas, a Lei Geral também permitiu a implantação Sala do Empreendedor. Por lá, mais de 1.500 microempreendedores Individuais (MEI) já foram formalizados.

Em 2014, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe para Canaã uma unidade da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Para os atendimentos, um servidor municipal foi destacado para o local. O órgão tem a função de efetuar o registro público das empresas e garantir, por meio disso, sua segurança e validade perante o estado.

No mesmo ano, o governo municipal mobilizou pequenos empresários e ofereceu apoio técnico no acesso ao programa CredCidadão, do governo estadual. Na ocasião, os empreendedores receberam R$ 128 mil por meio de créditos para investimento em equipamentos e capital de giro. Ainda em 2014, mais um evento marcou a jornada de Canaã dos Carajás rumo ao desenvolvimento sustentável: a Feira de Negócios e Festival da Cultura Gastronômica movimentou a cidade, o comércio e toda a região. O evento foi considerado, tempos depois, a maior atividade de negócios da região. O que chamou a atenção foi a integração dos segmentos empresariais na atualização em gestão, inovação e tecnologia. Duas edições da Feira já foram realizadas e reuniram, em seus respectivos anos, autoridades de todo o Estado. Para 2018, a terceira edição já começa a ser planejada.

Outro segmento que tem começado a ganhar destaque em Canaã é o turismo. O calendário de eventos é alimentado pela coordenadoria do setor. Qualquer pessoa pode acompanhar pelo site setur.gov.br as realizações do município, como os eventos religiosos, cavalgadas, eventos de motocross e a Expocanaã. A festa agropecuária, inclusive, contou com grande apoio do governo municipal em seu projeto administrativo na primeira edição em 2014. A missão é fortalecer, por meio do Sindicato Rural, o agronegócio do município.

Marcos históricos no município, a Feira do Produtor e o Mercado Municipal Clarindo Moraes da Silva foram inaugurados em dezembro de 2016. A arquitetura, organização, higiene e qualidade dos produtos tornaram a feira canaense referência em toda a região. A meta é que o produtor rural tenha um centro de qualidade para a comercialização da sua produção.

Com a missão de gerar emprego e renda no município, o governo, por meio da Semdec, criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O fundo recebe todos os meses 5% da Compensação Financeira por Extração Mineral (CFEM) para financiar com juros baixos, pequenos, médios e grandes negócios em várias áreas; entre elas, educação, comércio, serviços, indústria, educação superior e agronegócio. Já em fase final de implantação, o fundo depende apenas de uma última licitação que definirá qual banco administrará as operações.

Ainda visando a criação de postos de trabalho, fevereiro de 2018 trouxe novos ares de esperança à população. O Distrito Empresarial foi lançado pelo governo municipal com público recorde no evento inicial. Também sob a batuta da Secretaria de Desenvolvimento, o distrito já recebeu centenas de solicitações de empresários que desejam trazer os seus negócios para Canaã. Todos os pedidos foram encaminhados para a análise. A meta é que, a médio prazo, centenas de novos postos de trabalho sejam criados com o investimento.

Com o fim da implantação do Projeto S11D, milhares de postos de trabalho deixaram de existir em um curto espaço de tempo; os impactos foram inevitáveis e a cidade acabou sofrendo com isso. À luz dos problemas econômicos, Canaã dos Carajás necessita de alternativas para vencer a crise que se instaurou logo após o fim do projeto. Para tanto, o governo municipal trouxe para o protagonismo a luta por mais alternativas econômicas. A ideia é que o município se torne independente do ponto de vista econômico. Já para 2018, as ações da Semdec devem continuar a todo vapor. Além disso, as parcerias com Sebrae, Agência Canaã, Codec, Acciaca, associações, cooperativas e com a Vale também continuam e muita gente será beneficiada com as qualificações oferecidas.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Administração prioriza economia sustentável e investe em alternativas para diversificação