Secretário de Educação explica primeiras ações e metas à frente da pasta
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 09/04/2018
Edilson Valadares tomou posse como secretário municipal de educação na última terça-feira (3). Na cerimônia em que assumiu o novo cargo, Valadares falou sobre as suas prioridades de gestão e definiu como meta a implantação de escolas em tempo integral no município.

Edilson empreende, nesse primeiro momento, uma ação de reconhecimento da situação da Secretaria. O objetivo é detectar problemas, descobrir falhas e debater formas de reparo das situações. O novo gestor sabe dos avanços que a educação teve nos últimos anos, mas reconhece que ainda há a necessidade de se trabalhar melhorias para a pasta.

Em entrevista, o gestor falou sobre os problemas vividos pelos alunos da Escola João Nelson. Por conta de um problema na central de ar de uma sala de aula, os estudantes tiveram que ter aula do lado de fora. A notícia foi veiculada em um blog de notícias local. Edilson comentou o assunto: “Nossas escolas têm uma boa infraestrutura, todas as nossas salas são climatizadas. Infelizmente, problemas como esses acontecem. Mas as nossas centrais passam por manutenções constantemente. O problema foi resolvido, as centrais com defeito foram trocadas. Os alunos também reclamaram de um quadro de energia aberto. Esse problema também já foi resolvido e o quadro foi devidamente tampado”.

O secretário também lembrou de outra situação envolvendo os ônibus escolares. Segundo a denúncia, os veículos estavam lotados e trazendo desconforto aos estudantes: “Fiquei sabendo dessa situação e chamei o responsável pela empresa de transporte para uma conversa. Na ocasião, pedi que mais ônibus fossem colocados à disposição do município e ele me garantiu que pelo menos mais quatro veículos já serão disponibilizados”.

O prefeito Jeová Andrade também comentou a questão das escolas municipais: “A nossa meta de priorizar a educação é real. Todos sabem do quanto nosso governo fez em favor da educação. As estruturas eram zeradas, não havia quadras cobertas e nem sequer móveis adequados para o atendimento. Avançamos bastante. Hoje as nossas escolas estão todas climatizadas e muito bem equipadas. É claro que qualquer coisa que é bem feita, que avança nas estruturas, vai requerer manutenção. Em toda a rede, temos algumas centenas de centrais de ar e podem dar defeito, mas a equipe está aí atenta na manutenção”.

Assim como Edilson Valadares, Jeová também garantiu que a implantação de escolas em tempo integral está nos planos do governo. De acordo com o gestor municipal, a ideia é que até 2019 Canaã já tenha escolas funcionando nesse modelo.

O secretário de educação também afirmou, na ocasião, que começará a fazer visitas periódicas nas escolas a partir da próxima semana. A meta, explicou Valadares, é fazer com que a pasta que dirige esteja cada vez mais próxima dos alunos. Além disso, mais dois programas educacionais serão enfatizados nas próximas semanas: o Vidas em Formação e o projeto de Preservação do Patrimônio.