Alunos do programa ‘Pará Profissional’ recebem certificados em Canaã
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 09/04/2018
Cerca de 80 alunos da primeira turma do programa Pará Profissional receberam os seus certificados na noite desta sexta-feira (6) em Canaã dos Carajás. O programa do governo estadual surgiu em 2016 e tem o objetivo de ofertar educação profissional para consolidar e ampliar as cadeias produtivas para o desenvolvimento econômico.

Em Canaã, o programa teve a parceria da Prefeitura Municipal, da Agência Canaã e da Associação Comercial Industrial e Agropastoril (Acciaca). Para a primeira turma formada, os cursos de açaícultor, agricultura orgânica e operador de máquinas pesadas foram ofertados. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial.

Valteir Diniz concluiu o curso de operador de trator de pneu. De acordo com ele, a formação trará ainda mais oportunidades para a sua carreira: “É gratificante. Esperamos bastante e agora saiu nosso diploma. Quero aplicar o meu conhecimento na área que escolhi e usar isso para enriquecer mais o meu currículo.”

Presidente da Acciaca, Anderson Mendes falou sobre o ganho que a cidade terá com os novos profissionais: “O principal objetivo de trazer esses cursos, junto com a parceria de outras entidades, é diversificar a economia aqui de Canaã. A gente percebe que a única atividade econômica forte é a mineração e precisamos investir cada vez mais na agricultura. Com esses cursos, visamos dar apoio ao homem do campo para que ele volte a produzir.”

Jurandir José, secretário municipal de desenvolvimento econômico, também falou sobre a formação da nova turma: “É claro que uma pessoa capacitada terá mais chances do que alguém que não se capacitou. As habilidades que tornam você polivalente no dia-a-dia são justamente essas que o profissional adquire buscando cada vez mais conhecimento. Quem fez esse curso com certeza terá preferência no mercado de trabalho hoje. A Acciaca e as demais entidades estão de parabéns pela realização.”

Presente no evento, o prefeito Jeová Andrade afirmou que os cursos são grandes oportunidades para formação de bons profissionais: “A Prefeitura tem o prazer e a alegria de poder ajudar em um projeto desta natureza. O objetivo é realmente preparar o nosso produtor rural para o mercado de trabalho. Sabemos da grande dificuldade que o nosso Brasil passa e Canaã não é diferente. Com certeza a turma que está aí formando e pegando os seus certificados hoje está muito mais apta a ser inserida no mercado.”

Logo após a fala das autoridades, os formandos se organizaram para receber os seus diplomas. Além das parcerias já citadas, os cursos também tiveram o apoio do Sebrae e Senai.