Sala do Empreendedor e auditório de Desenvolvimento Econômico movimentam negócios e fomentam empreendedor local
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 13/04/2018
Com o objetivo de fortalecer negócios em Canaã dos Carajás e incentivar o empreendedorismo local, o auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, junto à Sala do Empreendedor, tem buscado fazer a diferença na vida de muita gente. Só nos últimos três anos, mais de quatro mil pessoas foram atendidas pela Secretaria e devidamente orientadas a respeito de processos burocráticos.

Entre as principais atividades realizadas no auditório, palestras, treinamentos de capacitação de empreendedores e debates sobre novas oportunidades de negócios. Segundo a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, empreendedores de vários segmentos, como cosméticos, empresas mineradoras, empresas de consultoria, associações e cooperativas, fazem o uso do auditório para reuniões com associados e novos cadastros.

Para a fortalecimento dos trabalhos, a Secretaria construiu uma parceria com o Sebrae. O diretor da entidade, Raimundo Nonato falou sobre os trabalhos desenvolvidos: “Temos uma parceria muito produtiva. As duas instituições têm interesse idêntico, que é o desenvolvimento da região através de pequenos negócios. Temos resultados muito bons aqui. A parceria com a Sala do Empreendedor, que o Sebrae tem a parte da capacitação e a Prefeitura a parte do espaço e do pessoal, é muito boa, os atendimentos são excelentes e a gente vê o empenho em resolver a vida do empreendedor. Quem quer empreender está amparado aqui.”

Jurandir José, secretário municipal de desenvolvimento econômico, também falou sobre as conquistas que vieram através dos espaços: “O auditório serve não só para as ações da Secretaria, mas também de associações, cooperativas, empresas. Esse é um ambiente que foi criado junto com a Feira, é uma sala grande, equipada e que comporta até 150 pessoas. Ela está disponível para que as instituições promovam suas reuniões, encontros; ele tem tido uma importância muito grande no sentido de disponibilizar o espaço para aqueles que não têm onde se reunir. Já Sala do Empreendedor funciona paralelo ao auditório e promove o fomento ao microempreendedor no município.”

Com a liberação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável nos próximos meses, o auditório e a Sala do Empreendedor serão fundamentais nas orientações e treinamentos para a comunidade beneficiada.

Só no ano de 2018, centenas de Microempreendedores Individuais (MEI) já foram atendidos. A meta da Prefeitura Municipal de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, é aumentar ainda mais esses números e, assim, promover a sustentabilidade econômica da região.