Ônibus escolares passam por vistoria em Canaã
Fonte: Ascom/ PMCC
Postada em: 13/04/2018
Para garantir mais segurança ao transporte escolar, o Settran realiza desde a última quinta-feira (12) uma vistoria nos ônibus que transportam alunos no município. Ao todo, 57 veículos passarão pela verificação nos próximos dias. A meta é que todos os itens de segurança sejam analisados e as condições de trafegabilidade dos ônibus sejam avaliadas.

Arlindo Araújo, assessor especial do Settran, falou sobre o trabalho realizado pelo órgão: “Todos os anos esses veículos precisam passar por essa vistoria. Ela serve para verificar as condições dos ônibus, ver se ele está apto a trafegar na via e, se tiver algum problema que impeça ele de circular, vai ser impedido de ir para as ruas. A vistoria serve para que a gente passe para o dono do veículo o alvará; isso é feito com todos os veículos. Esses ônibus precisam passar de seis em seis meses por essa averiguação.”

Raimundo Nonato, responsável pelas vistorias, explicou quais itens são avaliados na ação: “A gente analisa se o veículo é seguro para transportar as crianças. Tudo o que é visível em relação à segurança é analisado. A gente faz a verificação do cinto, banco, farol, pisca-alerta, freio; além disso, o documento precisa estar em dia.”

A averiguação está sendo feita em ônibus que circulam na zona urbana e também na zona rural. Três profissionais se revezam na tarefa de vistoria. A previsão é que até a próxima terça-feira (17) todos os veículos que atendem a educação já tenham passado pela verificação.