Em entrevista, secretária de Saúde esclarece novo modelo de atendimento e pede apoio da população
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/04/2018
A Secretária de Saúde do município, Daiane Celestrini, destacou que o apoio da população é fundamental para o bom funcionamento do novo modelo de acolhimento da saúde do município, com as Unidades de Saúde da Família (USF) funcionando em horário estendido a partir desta segunda-feira (16). Todas as unidades da zona urbana passam a funcionar das 8h às 19h, sem pausa para o horário de almoço e sem a necessidade de distribuição de senhas.

Em entrevista à Rádio e TV Correio, ela reforçou que trata-se de uma proposta inovadora em todo o Pará, e por isso é preciso uma parceria para a adaptação. “Somos pioneiros no Estado nesse modelo, depois de muito tempo trabalhando e fazendo pesquisas nesse sentido, decidimos apostar”, disse.

Daiane reforçou à população que, nesse novo modelo, não é preciso ao usuário ir para a fila dos postos, pois ele terá a garantia de ser atendido e ouvido durante o horário de funcionamento. “Todos terão uma escuta qualificada, serão ouvidos e direcionados para o atendimento. Ninguém vai sair sem esse direcionamento e a nossa proposta é que tenhamos resolubilidade em até 72 horas”, explicou.

Segundo a secretária, com o perfeito funcionamento do novo modelo, a ideia é desafogar o Hospital Municipal, para que a Unidade possa ser centrada em urgência e emergência. “A gente precisa que a população nos ajude e busque a sua unidade”, pediu. “À medida que eles forem percebendo que é assim que vai funcionar, tenho certeza que vão adquirir confiança”, completou.