Canaã dos Carajás é destaque no PIB do Pará.
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 23/12/2013
O dado faz parte dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) -relativos ao ano de 2011 -dos 143 municípios paraenses, divulgados na manhã de terça-feira, 17, pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é acompanhar o nível de concentração das atividades econômicas no Estado.

O PIB do Pará totalizou R$ 88,371 bilhões em 2011, conforme divulgou o próprio Idesp no dia 22 de novembro. Em nível de destaque Canaã dos Carajás está entre os dez melhores municípios, ocupando a 6ª posição no ranking. Vale ressaltar que foi a primeira vez, na série de 1999 a 2011, em que a capital não ocupou a primeira posição. Parauapebas liderou, com R$ 19,8 bilhões, enquanto Belém registrou R$ 19,6 bilhões. Além disso, dois outros municípios de economia mineral forçaram alterações no ranking: Canaã dos Carajás subiu duas posições e Oriximiná uma posição, respectivamente. A participação dos dez maiores municípios no PIB do Estado foi de 69,69% em 2011, superior aos 69,18% do ano anterior.

No que diz respeito ao PIB per capita, quando se divide o valor do Produto Interno Bruto pela população estimada de cada lugar, os dez municípios que se destacaram, com maiores PIBs per capita a preços de mercado corrente, foram Parauapebas, Canaã dos Carajás, Barcarena, Tucuruí, Ourilândia do Norte, Oriximiná, Floresta do Araguaia, Marabá, Xinguara e Belém. Paragominas e Almeirim deixaram de participar do ranking dos maiores PIBs per capita, sendo ultrapassados por Xinguara e Ourilândia do Norte. As quatro primeiras posições permaneceram inalteradas e o indicador dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás se distanciaram dos demais municípios da lista, bem como da média estadual, em comparação ao ano anterior.

Entre as Regiões de Integração (RI), duas delas, Carajás e Metropolitana, tiveram participação de quase 60% no PIB total do Pará, sendo 31,22% e 28,29% respectivamente. O destaque é para a Região de Integração de Carajás, que ganhou 3 pontos percentuais, alavancada por Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás; ao passo que a RI Metropolitana perdeu pouco mais de 1 ponto percentual, se comparado ao resultado anterior, com destaque para Belém e Ananindeua.

O Prefeito Jeová Andrade, diante dos dados estatístico, mostrou-se bastante entusiasmado, visto que esta informação só comprova que Canaã dos Carajás está em ritmo acelerado de desenvolvimento. -O governo Você Fazendo Parte está apenas começando, muitas obras ousadas e grandes investimentos ainda vão fazer parte do nosso trabalho, Canaã não vai parar de crescer -concluiu.