Prefeitura começa campanha de combate à dengue
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 24/01/2014
A campanha não tem prazo exato para terminar e prevê ações durante o ano todo, já que o combate à dengue é um trabalho contínuo para impedir a proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o fator determinante para o início da ação foi o período de intensificação das chuvas na região, que deverá perdurar até o mês de abril. O trabalho da Prefeitura começou hoje com uma ação específica no trânsito. Na ocasião,foram distribuídos panfleto educativos que ensinam como evitar a reprodução e desenvolvimento do mosquito.

A Veterinária da Secretaria de Saúde DrªWilian Santos informou que várias outras ações já estão planejadas para a campanha contra à dengue deste ano, entra elas, além da panfletagem nas ruas, palestras em todas as escolas, trabalho diário de inspeção nos bairros e nas residências, com tratamento adequado quando necessário. As medidas adotadas todas são preventivas, uma vez que não são os casos de dengues que estão crescentes, e sim, a infestação de larvas.

-O Período das fortes chuvas tem propiciado o acúmulo de águas paradas nos bairros e nas residências, isto tem favorecido o desenvolvimento das larvas do mosquito, todavia, o índice de pessoas que tem apresentado os sintomas da dengue não tem crescido, acreditamos que este seja um indicativo de que estamos caminhando na direção certa, a da prevenção -explicou Wilian.

O Secretário de Saúde Dinilson José dos Santos ressaltou a importância do trabalho contínuo contra à dengue para a saúde da população. -Devemos estar sempre aplicando as medidas preventivas, são atitudes simples, mas que podem fazer nosso município ficar completamente livre da dengue, temos que ter essas atitudes como hábitos para dentro da nossa residência, como, não deixar latas e garrafas jogadas nos quintais e nas ruas para acumular água das chuvas, assim como eliminar locais de água parada onde o mosquito possa se proliferar, isto é básico. -disse Dinilson.