Merenda escolar do município ganha reforço nutricional
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 29/01/2014
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, começou este ano letivo aprimorando o cardápio das escolas municipais, buscando agradar ainda mais o paladar dos alunos, diversificar os alimentos e garantir a boa nutrição dos discentes.

Foram inseridas novas frutas e verduras, como no caso da melancia, que ano passado não fazia parte da dieta dos alunos, hoje, por se tratar de uma fruta muito nutritiva, rica em vitamina A e betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio, a fruta foi incluída no lanche também, além disso, a melancia é composta por mais de 90% de água, o que faz dela uma fruta que hidrata o organismo, estimula os rins a trabalharem melhor e previne ou combate a retenção de líquidos.

Segundo a Nutricionista do Município Andrea Pinto da Silva, além da maça e banana, a melancia ajuda a manter a alimentação balanceada dos alunos, gerando saúde e satisfação também na hora de comer. -Os alunos se organizam nas filas mais felizes, porque nós temos uma equipe que se preocupa com o sabor e com a nutrição dos alimentos, eles apreciam tanto que o percentual de desperdício é mínimo, além disso, existem as crianças de baixa renda que têm no alimento escolar a base da sua principal refeição -explicou Andrea.

A Nutricionista faz visitas periódicas em todas as escolas da rede municipal de ensino para manter um cardápio balanceado e adequado à realidade dos alunos, à base de arroz, feijão, carnes, saladas e frutas. Todas as segundas-feiras, por exemplo, pela manhã e pela tarde o lanche é formado por uma fonte de cálcio, seja leite ou iogurte com bolachas, para atender o percentual de cálcio exigido pela Resolução do FNDE nº38/2009, Lei nº 11.947/2009 do Governo Federal; já no os horários intermediário e da noite, no caso do EJA, o lanche é substituído por uma refeição completa, almoço ou janta, com alimentos frescos, sem a inclusão de nenhum enlatado para aumentar o potencial nutritivo da refeição.

A Secretária de Educação Jaqueline Moura disse que o município atende diariamente cerca de 12 mil alunos, mas este quantitativo só tende a crescer, devido a celeridade do crescimento demográfico do município. -Investimos algo em torno de R$ 2,50 por aluno/dia, sendo que o Governo Federal faz o repasse de apenas R$ 0,30 por aluno do ensino fundamental e EJA; e R$ 0,50 para pré-escola; e a Prefeitura complementa para atingir o valor necessário à uma alimentação saudável e de boa qualidade na merenda escolar -detalhou Jaqueline.

Jaqueline informou ainda que durante este primeiro semestre será realizada uma avaliação nutricional, levantando alguns dados como peso e altura, por exemplo, para mensurar os resultados alcançados com o novo cardápio dos alunos. Além de uma avaliação de satisfação, onde os alunos serão ouvidos para expor suas opiniões acerca da nova merenda escolar e de outras áreas da escola.