Roberto Andrade deixa Secretaria de Governo -SEGOV
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 03/02/2014
Em entrevista à equipe de jornalismo da Assessoria de Comunicação -ASCOM, nesta segunda-feira, 3, o empresário disse que a partir de hoje irá se dedicar unicamente aos seus negócios, mas agradeceu à população canaense, a todos os servidores municipais, aos vereadores, ao Vice-prefeito Alexandre Pereira e ao Prefeito Jeová Andrade. O novo Secretário de Governo é Edilson Valadares.

Roberto fez uma análise acerca de seu trabalho junto à SEGOV e também uma avaliação sobre o governo como um todo, desde a posse até a sua saída. Ele disse que abdicou da sua rotina empresarial para se dedicar quase que integralmente ao governo Você Fazendo Parte, por isso conseguiu, com a equipe, fazer um bom trabalho, sobretudo, de organização e planejamento para os próximos anos de gestão.

Roberto Andrade disse que, ao ser nomeado pelo Prefeito, acertou com Jeová que ficaria apenas por um período atuando no governo Você Fazendo Parte, uma vez que as suas atividades como empresário não lhe permitiriam passar muito tempo, todavia, com o objetivo de organizar o governo, junto com os demais secretários e por sua dedicação, Roberto acabou passando treze meses na Prefeitura, à frente da SEGOV.

-Estou saindo como já estava previsto, mas sei que contribuí muito para que hoje a governo estivesse caminhando de forma bastante produtiva. No início me planejei para ficar só por um curto período, mas com o passar do tempo e a dedicação que o trabalho me exigiu acabei me comprometendo durante estes treze meses. Posso dar aqui três razões que motivaram minha saída, primeiro: saio porque entendo que o governo está dentro do padrão que nós planejamos e também por acreditar que hoje o governo precisa menos de mim do que no início, de posse de todo o planejamento que foi feito no ano passado, este governo tem tudo para realizar a melhor gestão que Canaã dos Carajás já viveu; segundo: sou empresário e tenho minhas responsabilidades, preciso voltar às minhas atividades; terceiro: minha família mora em Belo Horizonte -MG, por isso eu preciso viajar regularmente para visitá-la, porém não gostaria de ser um exemplo negativo de alguém que todo mês se ausenta cinco ou sete dias para sair, porque assim eu estaria mais prejudicando o governo do que ajudando -explicou.

Roberto também agradeceu aos vereadores por terem sido grandes parceiros -eu sempre confiei muito nos vereadores e eles de igual forma confiaram em mim -falou. Em relação ao governo como um todo Roberto disse que as obras realizadas foram um ganho muito grande, mas a maior conquista da gestão neste primeiro ano foi o planejamento formatado para os próximos anos, haja vista que, a Prefeitura tem diversas parcerias já assinadas com a Vale, diversos convênios com o Governo Federal e diversas emendas parlamentares, e também conseguiu-se desenvolver um ótimo planejamento orçamentário, além disso, o governo conseguiu trazer a população para dentro da gestão, através das audiências públicas do PPA.

Sobre a Vale Roberto disse que nenhum governo teve tanta proximidade com a mineradora como este está tendo, a prova disso são as parcerias firmadas, todavia, disse também que a Vale precisa entender que a sua responsabilidade é grande para com o município, visto que, o aumento populacional aqui tem sido fundamentalmente em razão da implantação do Projeto S11D, por isso, há necessidade de mais obras de escolas, mais áreas de hospitais, mais segurança, etc. -Enfim, temos que ampliar muito mais Canaã neste sentido e a Vale tem que desenvolver mais parceria com o governo -destacou -Acredito que este município pode passar a ser uma referência para o Estado, uma cidade modelo para o Brasil, precisamos que a população continue acreditando e ajudando a Prefeitura, porque o sucesso do governo depende diretamente da população, ao novo Secretário desejo que ele tenha a mesma visão macro que tivemos, sempre acessível, disponível e comprometido em solucionar os problemas cabíveis ao cargo -finalizou.

O Presidente da Câmara Municipal Ailson Ferreira Alves disse que Roberto foi um exemplar Secretário de Governo e sempre soube se comunicar da melhor maneira com os vereadores. -Ele demonstrava muita preocupação em fazer um trabalho de qualidade, foi definitivamente um competente mediador, a Câmara reconhece isso e vai estar sempre grata -falou Ailson.

O Vice-prefeito Alexandre Pereira disse que Roberto somou muito ao governo Você Fazendo Parte, principalmente, por ser um profissional que soube se relacionar bem como os demais secretários e com a Câmara de Vereadores e vai fazer falta, não por ser insubstituível, mas por seu perfil perspicaz e seriedade. -O trabalho dele foi importante tanto no âmbito técnico como no ambiente político, para resumir em uma frase eu diria que Roberto foi uma peça fundamental para nós, o governo está temporariamente sem uma parte da engrenagem, mas estaremos sempre abertos às suas sugestões -disse Alexandre.

O Prefeito Jeová Andrade reconheceu o bom trabalho do Ex-secretário de Governo, sobretudo, na organização da casa nos primeiros meses de gestão e agradeceu toda a dedicação de Roberto Andrade -Ele foi um colaborador impar, um profissional que contribuiu muito para este governo, de palavras mansas e de decisões sabias, foi o nosso braço direito, um servidor que podíamos contar sempre, para nós ficou uma lacuna, Roberto deixou a Prefeitura, mas não está deixando o governo, não é mas servidor público, mas será sempre um grande parceiro. Esperamos ter no Edilson uma continuidade a altura -concluiu Jeová Andrade.