I Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC é realizado em Canaã.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 06/02/2014
Com representantes de outros municípios da região, como Parauapebas e Goianésia, o PNAIC, programa criado pelo Ministério da Educação, ocorrido no auditório do SINE, reuniu cerca de 200 profissionais de educação.

O objetivo do Seminário foi reforçar a importância do letramento na idade certa, além de partilhar estratégias educacionais para melhorar o desempenho dos professores em sala de aula, sobretudo, o público-alvo, que eram professores do bloco alfabetizador, composto pela educação infantil e ensino fundamental até o 3º ano.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Prefeito em exercício Alexandre Pereira, o Secretário de Governo Edilson Valadares, a Secretária de Educação Jaqueline Moura, a Coordenadora Municipal do PNAIC Professora Ione Francisca de Oliveira, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Lira Cristine, o Vereador João Batista Gustavo, o Diretor de Ensino do Município Claudiomiro Mendes, entre outros representantes.

Um repertório musical abriu oficialmente o Seminário, após, o aluno Kaique Barreto, oito anos, da Escola Benedita Torres, Bairro Novo Brasil, representou a classe de estudantes recitando O Direito das Crianças, um poema de Ruth Rocha.

A Diretora da Escola Benedita Torres Atalanta Alencar reconheceu que a tarefa de alfabetização é complexa, mas é possível, só precisa ser um comprometimento de todos. -o PNAIC é um passo gigantesco rumo à qualidade do ensino em Canaã dos Carajás, porque fornece o respaldo que nós precisamos para avançar -disse.

Claudiomiro destacou que todo o corpo docente de Canaã tem feito algo de especial pelo letramento no município, ressaltou também que dentro deste objetivo muitos desafios acabam surgindo, assim como novas oportunidades também. Lira Cristine disse que o PNAIC busca propor soluções para um problema que atinge o país inteiro e não se trata de uma tarefa fácil, por isso seminários como este contribuem bastante para a formação continuada dos educadores.

Lucélia Pereira disse que o letramento é uma ação que exige trabalho em conjunto, isto é, todos, da educação infantil ao 3º ano, precisam estar comprometidos, pois assim os resultados serão melhores. Já o Vereador João Batista Gustavo afirmou que quando o professor está qualificado desempenha seu trabalho com eficácia e faz com que o município realmente se desenvolva. -educação é primordial ao município -finalizou.

Jaqueline Moura enfatizou que este Seminário é a concretização do PNAIC, isto justifica a sua importância, agora as estratégias precisam ser implementadas pelos educadores. Ela disse também que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, já melhorou muito a estrutura das escolas para contribuir com o trabalho dos professores, visto que o docente não consegue gerar resultados sem os devidos recursos. -Alfabetização se faz em equipe e o governo tem se esforçado para fazer a sua parte, é assim que conseguiremos chegar ao nosso objetivo final: o letramento na idade certa dos nossos alunos.

Alexandre Pereira fez questão de dizer que a educação básica, isto é, das séries iniciais até o 5º ano, tem reflexos para a vida toda, por isso precisa ser feita da melhor maneira possível; disse também que a educação é uma das três prioridades em Canaã dos Carajás, por isso, só este ano já foram adquiridas 4.500 novas carteiras escolares, além de diversos outros investimentos no âmbito da educação. -O papel do governo Você Fazendo Parte é exatamente este, fornecer a infraestrutura necessária, temos a certeza de que até a conclusão deste ano todas as escolas estarão de cara nova, porque tudo o que esta Prefeitura puder fazer em prol da classe de estudante em Canaã será feito -garantiu Alexandre.

O Seminário contou com a participação do Professor Edson de Oliveira que é Graduado em Letras e Pós-graduado em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará -UEPA.