Com apoio da Prefeitura, cooperativa de reciclagem começa seu trabalho.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 28/02/2014
A Cooperativa Recicla Canaã, inicialmente formada por 20 pessoas, criada com o propósito de redirecionar materiais recicláveis em Canaã dos Carajás, como plástico, papelão, isopor e garrafas pet, já está em pleno funcionamento.

A Prefeitura, que tem a responsabilidade de implementar políticas públicas para gerir os resíduos sólidos do município, forneceu todo apoio aos fundadores da cooperativa para que iniciasse o trabalho.

O trabalhador Luiz Rocha e seu filho Luiz Filho decidiram criar a cooperativa após terem concluído um curso de reciclagem ministrado pelo SEBRAE, em dezembro de 2013 e recebera também o incentivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual destacou o Analista Ambiental Franksuelmo Barbosa para acompanhar as atividades da cooperativa. -Após o curso de reciclagem, fizemos um plano de negócio e assim conseguimos todo o respaldo que precisávamos -disse Luiz Rocha.

Para que a cooperativa começasse a funcionar a Prefeitura alugou um galpão afastado das áreas de grande fluxo e também estará disponibilizando um caminhão com motorista para o manejo dos materiais e demais atividades da cooperativa Recicla Canaã. Segundo informou Luiz Filho as garrafas Pets, o papelão, plásticos e latinhas de alumínio, estão sendo encaminhadas para Marabá, já o plástico fino vai para Parauapebas, onde é transformado em sacolas, que podem retornar ao comércio de Canaã com um preço mais barato.

O Prefeito Jeová Andrade disse que, em relação à gestão do lixo em Canaã dos Carajás, a Prefeitura já está com um planejamento amplo a ser desenvolvido ao longo deste ano para dar conta dos resíduos sólidos gerados no município -Temos o Plano Municipal de Saneamento Básico -PMSB estruturado, temos uma área adquirida onde será implantado o aterro sanitário, vamos fazer uma parceria com geradores de resíduos sólidos e também estamos incentivando o trabalho da cooperativa Recicla Canaã, acredito que são medidas que com certeza irão contribuir para a melhor gerência do meio ambiente em Canaã.