Servidores do município recebem treinamento da ONU
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 14/03/2014
Ocorreu ontem, 13, no auditório do SINE, a segunda oficina de trabalhos entre representantes do Poder Público e PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A ação é coordenada pela representante da Organização das Nações Unidadas -ONU, IevaLazareviciute. O objetivo do curso é capacitar os servidores da Prefeitura de Canaã dos Carajás.

No evento, foram desenvolvidos planos de ações estratégicas baseados nas áreas de atuação de cada secretaria. Com o crescimento previsto para a cidade, a ONUpretende realizar estudos de futuras demandas e apresentar soluções para o município.

O Vice-prefeito Alexandre Pereira dos Santos, presente no evento, vê com bons olhos a interação entre Prefeitura e organizações que possam preparar o município para mudanças.

-Essas ações são importantes para o município, pois, com conhecimento, conseguimos transformar ameaças em oportunidades. Precisamos pensar nosso município com resultados em longo prazo. Estamos em um momento de grande transição. Acredito que, num futuro próximo, vamos contemplar nossa Canaã e poderemos dizer com muito orgulho: Valeu a pena planejar nossa cidade!

Como o PNUD irá funcionar

Segundo o Secretário de Planejamento José Luiz dos Santos, através destas reuniões, o PNUD faz um levantamento de dados para, em seguida, apresentar diretrizes em diversas áreas do município. Essas recomendações são entregues ao denominado Grupo de Trabalho Local, que já tem data de início marcada, dia 3 de Abril.

O grupo é formado por 21 representantes. Sete da sociedade civil, sete da iniciativa privada e sete integrantes do Poder Público. A partir daí, a equipe discute, propõe planos de ações e busca viabilizar os projetos sobsupervisão do PNUD. Concluída a etapa de planejamento, o município pode receber incentivos fiscais do Governo Federal e de organizações internacionais para agir e evitar problemas causados pelo crescimento.

O Prefeito Jeová Andrade também comentou a ação.

-A presença da ONU em nosso município é um presente para o povo canaense. Esse braço da Organização das Nações Unidas está no Brasil, desde a década de 60, auxiliando no desenvolvimento de programas de prevenção à crise, redução da pobreza, desenvolvimento sustentável, e outras benfeitorias. Nosso município só tem a ganhar com essa parceria.

Em Novembro passado, o representante da Organização das Nações Unidas no Brasil Jorge Chediek esteve em visita a nossa cidade.A ONU já conta com um escritório em Canaã dos Carajás, localizado no bairro Jardim das Palmeiras