Canaã dos Carajás discute sobre Economia Solidária.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 21/03/2014
Ocorreu na manhã da última quinta-feira, 20, a III Conferência Territorial de Economia Solidária em Canaã dos Carajás, com participação de cerca de 200 pessoas no auditório do SINE, Centro, cujo tema este ano foi Construindo Um Plano Nacional da Economia Solidária Para Promover o Direito de Produzir e Viver de Forma Associativa e Sustentável.

Para a ocasião foram convidados cinco municípios, além do anfitrião, sendo eles: Parauapebas, Xinguara, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá e Jacundá. O objetivo foi discutir e disseminar políticas e projetos que alavanquem a economia solidária, os quais possam também contribuir para a formatação de um projeto maior denominado Plano Nacional da Economia Solidária.

Estiveram presentes o Prefeito em Exercício Alexandre Pereira, a Representante da Diretoria de Economia Solidária -DECOSOL do Governo do Estado Vivian Danielle Bastos, o Representante a Câmara Municipal Vereador Jean Carlos, a Secretária de Desenvolvimento Social Maria Pereira de Sousa, a Representante do Fórum Paraense de Economia Solidária em Belém Maria Dalva luz; e a Coordenadora da Economia Solidária em Canaã dos Carajás Maria Juciara de Souza.

O Vereador Jean Carlos enalteceu a postura do governo Você Fazendo Parte que tem demonstrado profundo equilíbrio entre Prefeito e Vice -O Alexandre não é um vice que só vai à Prefeitura quando o Prefeito viaja, ele esta sempre presente -disse Jean -Que nós possamos valorizar ainda mais a Economia Solidária, porque ainda precisa de uma sede própria, de uma estrutura melhor para que o trabalho seja aprimorado, temos que unir nossas forças para conseguir que isso realmente se realize, podem contar com a Câmara Municipal -finalizou Jean.

A Secretária Maria Pereira parabenizou a organização do evento, destacando que a Economia Solidária tem mostrado que a dona de casa também pode ganhar o seu dinheiro e contribuir na economia da família -Juciara tem dado muita força para este projeto, que tem mostrado o quanto a economia alternativa tem valor em Canaã, ela esta sempre correndo atrás do bem estar do cooperativismo. A Prefeitura está disposta a ajudar esta forma de economia diferente do capitalismo, que reforça o quanto a economia do cooperativismo também pode gerar ótimos resultados -disse Maria.

Vivian Danielle afirmou que essa conferência é importante para que se possa estruturar e formatar o Plano Nacional de Economia Solidaria -O papel das cooperativas é fundamental, quanto mais estiverem organizados melhor para que possamos construir um plano nacional sólido e eficaz -disse Vivian.

Maria Juciara disse que se sente bem estando no meio das pessoas tão batalhadoras quanto as comprometidas com a economia solidária -Parabenizo todos vocês que estão conosco realizando esta Conferência, principalmente os municípios que vieram de longe contribuir para este sucesso, vocês são mesmo de luta, igual eu -afirmou Juciara.

Alexandre Pereira disse que este intercâmbio de municípios é fundamental para que a Economia Solidária se fortaleça na região e também para que se estabeleça como uma economia alternativa forte -No ponto de vista econômico temos um grande potencial; no ponto de vista político também, porque temos pregado uma estrutura administrativa que vem dando certo aqui, hoje é 27ª vez que o Vice-prefeito assume a prefeitura, uma relação de confiança não só política, mas, sobretudo, assistencial, em beneficio da sociedade, porque a população nunca fica sem assistência. O poder público tem feito muito, mas queremos fazer mais pela economia solidaria em nossa região. Temos que trabalhar para que o hoje seja melhor do que ontem e o amanha seja pior do que o hoje, porque temos que fazer bem feito hoje, no presente, só melhora quem tem compromisso como o bem fazer -concluiu Alexandre.