Prefeito Jeová Andrade faz visita à Prefeitura de Paragominas
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 26/03/2014
O Prefeito Jeová Andrade visitou na última sexta-feira (21), junto com comitiva formada por secretários municipais e vereadores, o município de Paragominas, nordeste paraense. O objetivo foi conhecer o modelo de gestão adotado pelo município, o qual contribuiu para que Paragominas obtivesse o título de Município Verde, bem como elevou o nível de desenvolvimento da cidade.

Jeová Andrade foi recebido de forma calorosa junto com sua comitiva pelo Prefeito de Paragominas Paulo Pombo Tocantins e pelo Secretário de Governo Renato Rodrigues Coordeiro, além de outros secretários.

Na visita Jeová pode perceber o avanço pelo qual Paragominas tem sido motivo de notícias em âmbito, inclusive, internacional -um dos principais destaques em relação à visita foi sem dúvida a integração que vive hoje o governo municipal de Paragominas entre si e com a comunidade, onde cada um sabe o que deve fazer para que a meta principal da Prefeitura seja atingida: desenvolver cada vez mais o município. Precisamos trazer para Canaã esta mentalidade, onde Poderes Públicos e população, juntos, estejam engajados em uma causa única: elevar a qualidade de vida da nossa gente. E disto, somos todos participantes -disse Jeová -nas ruas de Paragominas não avistamos nenhum condutor infringindo regras de trânsito, lixo nas ruas, ou qualquer sinônimo de desorganização, nem de ocupação indevida do espaço público -encerrou o Prefeito.

Paragominas hoje é considerado um 'município verde'. O título contrasta com um passado recente de destruição. O nome de Paragominas já foi incluído pelo Ministério do Meio Ambiente na lista negra dos municípios que mais desmatavam a Floresta Amazônica. Os produtores e as empresas locais passaram a sofrer todo tipo de restrição, inclusive de crédito. A imagem comercial dos produtos foi duramente atingida. Junto com a lista veio a operação Arco de Fogo, do Ibama e da Polícia Federal, que multou e embargou diversas propriedades, fiscalizou e fechou serrarias. A economia do município entrou em colapso, quase dois mil postos de trabalho foram extintos. Hoje Paragominas é um exemplo de desenvolvimento no Brasil, porque conseguiu se organizar e se unir para mudar a cara o município e conseguiram.

Jeová Andrade aproveitou a viagem também para conhecer a Fábrica Floraplac MDF, empresa nativa de Paragominas, que, além de ter crescido com o advento do comércio e com a organização da cidade, também tem compromisso com o desenvolvimento e sustentabilidade do município. A Floraplac MDF é considerada uma das mais modernas do mundo em tecnologia. Jeová foi recebido pelo Gerente Geral Rogério Wosniak que apresentou toda a linha de produção da empresa à ao Prefeito e comitiva, mostrando as dependências da fábrica, poder de produção e programa de expansão que visa gerar cerca de 1.000 novos empregos.

O Prefeito Jeová Andrade planeja implantar em Canaã dos Carajás algumas das técnicas adotadas pela Prefeitura de Paragominas e seguir os bons exemplos do município.