Prefeito Jeová Andrade participa de entrega de máquinas doada pela agência Canaã a Produtores Rurais da Vila Bom Jesus
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 31/03/2014
O prefeito Jeová Andrade e o Vice-prefeito Alexandre Pereira dos Santos, acompanhados de secretários, vereadores, do representante da Vale Daniel Florenzano e do Presidente da Agência de Desenvolvimento de Canaã José Ribamar da Silva Costa (Pixilinga), além de diversos presidentes de Associações de Produtores Rurais da região, participaram na ultima terça-feira (25), na Fazenda Peleja, Vila Bom Jesus, da solenidade de entrega aos produtores rurais, pela Agência de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, de um Trator de Pneus e vários Implementos Agrícolas, tais como: Plaina Agrícola, Grade Niveladora, Carreta Graneleira, Roçadeira, Plantadeira, Distribuidor de Calcário e Adubo, Arador, Encantadeira, Batedeira de Sereais e Pulverizador, no total foram 11 equipamentos.

A Agência de Desenvolvimento é uma instituição de fomento da economia local, mantida pela Prefeitura de Canaã e a mineradora Vale. Ao assumir o mandato, em janeiro de 2013, o Prefeito Jeová Andrade determinou ao Secretario de Finanças Aguinaldo Pereira da Costa, que fizesse o levantamento e o pagamento do débito do município para com a Agência de Desenvolvimento, haja vista, que a gestão anterior não vinha efetuando os repasses mensais a mesma.

Segundo o Presidente da Agência Canaã Jose de Ribamar da Silva Costa (Pixilinga) o recebimento do pagamento dos atrasados possibilitou a Agência sair do vermelho.

-Tínhamos débitos com a Receita Federal, INSS e até o pagamento do aluguel do prédio onde funciona Agência já estava comprometido, isto porque só a Vale estava efetuando os pagamentos rigorosamente em dia. Hoje a nossa condição é outra, temos recebido apoio da Prefeitura que tem efetuado os repasses sempre em dia e disponibilizou até um veículo para nossas atividades. Este incentivo, somado ao apoio da mineradora Vale, possibilita realizar ações como essa aqui na Vila Bom Jesus -disse Pixilinga.

O representante da Vale Daniel Florenzano disse que a minradora tem prazer em incentivar iniciativas como esta. -A Agência tem demonstrado sempre um grande esforço para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Canaã dos Carajás, por isso, a Vale tem orgulho de participar deste projeto -disse Daniel.

O Vice-prefeito Alexandre afirmou que incentivar os produtores rurais de Canaã dos Carajás é um compromisso do Governo Você Fazento Parte. -Nós, sem dúvida, temos um grande potencial no que diz respeito à produção agrícola, por isso, compete ao governo e a uma empresa como a Vale, que também tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Canaã, a missão de apoiar e promover incentivos para que este segmento cresça e cada vez mais se solidifique -disse Alexandre.

O Prefeito Jeová Andrade, em seu pronunciamento, disse estar muito satisfeito em ver ação da mineradora Vale, via Agência de Desenvolvimento. -Canaã já foi um celeiro agrícola, temos o compromisso com o produtor de fazer esse município voltar a produzir, estamos dotando a Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural da estrutura necessária para atender ao homem do campo, com assistência técnica, novas patrulhas de máquinas, estradas vicinais em condições de trafegabilidade, por exemplo, já que atitudes como esta nos encoraja cada vez mais a investir na produção rural do nosso município -Encerrou Jeová.