Prefeito Jeová Andrade participa de cerimônia em Brasília para firmar convênio com o Governo Federal do PAC-2
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 06/05/2014
Prefeito Jeová Andrade participou, na manhã desta terça-feira (6), da cerimônia realizada no Palácio do Planalto, onde a Presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 2,8 bilhões de reais para contratação da terceira etapa das ações de saneamento básico do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para municípios com até 50 mil habitantes.

Foram selecionados, no processo seletivo da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), 635 municípios de 26 estados, sendo 37 do estado do Pará, dentre os quais, Canaã dos Carajás foi o município paraense como o maior valor aprovado para repasse, sendo este R$ 16.932.450,06. Na ocasião Dilma ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do país.

-Investir em serviço, notadamente em saneamento, é algo fundamental para o país. Jamais podemos retomar o padrão de 15 anos atrás, que se investia em média R$ 1 bilhão por ano, só do Governo Federal. Tenho orgulho dos R$ 37,8 bilhões. Porque temos uma grande carência na área de esgotamento sanitário. Temos de procurar zerar o nosso déficit em esgotamento sanitário de modo que cumpra os dispositivos do Plano Nacional de Saneamento, e esses dispositivos mostram a necessidade que tenha uma taxa de investimento crescente -afirmou Dilma.

Demonstrando igual preocupação, em Canaã dos Carajás o Prefeito Jeová Andrade no ano passado possibilitou a realização da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico, que teve por objetivo apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico -PMSB, construído publicamente ao longo de 11 audiências que ocorreram durante o ano de 2013 nos bairros e vilas do município, com este documento a Prefeitura, através da Comissão do PMSB, pode mapear as demandas do município.

-Falo para cada prefeito que pode contar com o Governo Federal, vamos continuar investindo nessas áreas que aparentemente não tinham atratividade política. A gente devia medir uma parte do crescimento e uma parte expressiva da riqueza de um país ou nação baseado na cobertura da água e esgoto. Isso é saúde para população! -completou a Presidente.

Para gerir os resíduos sólidos em Canaã o Prefeito Jeová Andrade fez a aquisição de uma nova área para construção do aterro sanitário municipal, localizada a oito quilômetros do centro urbano, respeitando todas as tramitações legais exigidas. Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, criou o projeto Canaã Sem lixo é Mais Bonita, que tem por objetivo precípuo conscientizar as entidades privadas, como supermercados, açougues, etc, a acondicionar melhor seu resíduo gerado e levá-lo à antiga área de recolhimento, até que seja liberada a nova área para aterro sanitário.

Segundo o Prefeito Jeová Andrade tal recurso possibilitará que Canaã avance ainda mais em seu desenvolvimento de forma ordenada e com a devida sustentabilidade. -Este convênio com o Governo Federal é uma alavanca importante para realizar diversas ações que já temos planejada para o melhoramento do sistema de saneamento básico de Canaã dos Carajás, como a ampliação do sistema de abastecimento de água e o incremento em 100% da quantidade de água tratada servida à população -destacou Jeová.