Canaã dos Carajás se prepara para receber o Selo UNICEF -Município Aprovado
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 30/06/2014
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizou hoje (30) pela manhã, no auditório do SINE (Centro), o I Fórum Comunitário de aprovação do Selo UNICEF para Canaã dos Carajás, o evento foi a primeira edição de duas, onde o objetivo é certificar o município com o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância -UNICEF.

O Chefe de Gabinete Edilson Valadares esteve presente representando o Prefeito Jeová Andrade. Entre as entidades envolvidas com a realização do evento, sob o status de comissão, estiveram a mineradora Vale, as secretarias municipais de Governo, de Saúde e de Educação, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canaã dos Carajás (CMDCA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Câmara Municipal.

O evento, que com a participação popular, visa apontar a realidade do município, no que diz respeito à infraestrutura e políticas públicas para suprir as necessidades básicas da criança e do adolescente, faz parte das respostas às iniciativas do município para sobreguardar os direitos da criança e do adolescente em Canaã, que já realizou passeatas e fez diversos eventos visando tal proteção. Ainda ocorrerá mais um fórum para então ser elaborado as propostas de ações e o município vir a ser certificado com o referido selo.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento -físico, mental e emocional -de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive. Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado.

O Selo UNICEF -Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.