Unidade do SAMU em Canaã dos Carajás reforça que só atende pelo 192
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 01/07/2014
Com pouco tempo de inauguração em Canaã dos Carajás, a nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estava realizando atendimentos sem o critério padrão para atendimento de ocorrências, ou seja, sem receber chamadas pelo 192, isto em função da ausência de linha padrão de telefone, que ainda passava pelos processos técnicos de instalação.

Contudo, a partir de hoje o SAMU passa a atender as ocorrências urgentes somente pelo telefone 192, portanto é fundamental que a população canaense se habitue a este número, já que o serviço está impossibilitado de realizar atendimentos sem, primeiramente, receber a chamada via 192, procedimento padrão em todo o Brasil.

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com este serviço o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. Vale ressaltar também que o atendimento é feito exclusivamente mediante à ligação para 192, isto obedece à política nacional do SAMU e também contribui para o controle e contabilização das estatísticas.

A Rede Nacional SAMU possui hoje 147 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.273 Municípios brasileiros, num total de 112 milhões de pessoas.