Denatran faz visita à Canaã dos Carajás
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 03/07/2014
O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, está em Canaã dos Carajás para realizar uma reunião com os gestores do município, para traçar estratégias que fomentem a educação no trânsito.

O DENATRAN tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro. Autarquia ligada ao Ministério das Cidades (MCid), o Departamento tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Esta primeira visita foi apenas de caráter institucional, onde o objetivo foi apresentar ao município a proposta do DENATRAN para promover a campanha de segurança e educação no trânsito. Pela manha o Prefeito Jeová Andrade e o Vice Alexandre Pereira tomou conhecimento sobre como funciona o trabalho, já pelo período da tarde a reunião incluiu também da Secretária de Educação Jaqueline Moura e outros representantes da educação municipal, assim como outras autoridades municipais que também têm um papel fundamental no gerenciamento do trânsito em Canaã, como o Comandante da Polícia Militar Major Aquino, o Diretor de Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Canaã dos Carajás (DMTC) Subtenente Gonçalves, e entre outros, a fim de que pudessem traçar metas e estratégias do programa.

Segundo o Secretário de Trânsito e Transporte Joatan Carvalho, após a reunião que ocorreu, a Prefeitura fez parceria com o DENATRAN, acordando que no dia 13 de agosto uma equipe técnica virá ao município realizar o treinamento de capacitação aos professores, para que os mesmos sejam agentes multiplicadores no que diz respeito à segurança e educação no transito, além deles também participarão condutores, agentes, instrutores, etc, afim de que haja muitos multiplicadores de conteúdo em Canaã.

Além disso, a visita do DENATRAN também está servindo para essas entidades envolvidas debaterem como será a Semana Nacional do Trânsito, evento que ocorre anualmente no mês de setembro.

Para o Prefeito Jeová o gerenciamento do trânsito em Canaã está gradativamente encontrando o seu correto equilíbrio, a prova disto são as ocorrências graves que estão diminuindo bastante. -Tenho tocado nesta tecla sempre, a mudança para melhor do nosso trânsito depende do governo, através de políticas públicas que favoreçam a segurança e educação no trânsito, mas principalmente depende do compromisso de cada cidadão -disse Jeová.