Resta pouco para liberação ambiental da nova área para implantação do aterro sanitário, já o antigo lixão de Canaã agora é aterro controlado
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 04/07/2014
O governo Você Fazendo Parte, ao assumir a gestão municipal, encontrou um grave problema ambiental para Canaã do Carajás, no que diz respeito aos cuidados devidos com os resíduos gerados pela população. Isto porque a área para depósito destes detritos, o conhecido lixão, dista a poucos metros do centro urbano. Problema este que já foi solucionado para o bem da população de Canaã.

O problema começava pelo fato de que, com o crescimento da cidade e o surgimento de novos bairros, o conhecido lixão passou a ficar muito perto das moradias; e terminava com a má gestão dos resíduos produzidos, o que facilitava a proliferação de fungos, bactérias, parasitas, roedores e urubus, isto bem perto de várias casas.

Hoje a realidade é outra, o que era lixão, agora é aterro controlado, ou seja, para gerir o lixo, a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Obra (Semob) e de Meio Ambiente (Semma) criaram o Programa Canaã Sem Lixo, que objetiva conscientizar as entidades privadas, como supermercados, açougues, etc, a acondicionar melhor seu resíduo gerado e levá-lo à área de recolhimento em horário de expediente, lá os profissionais fazem o devido acondicionamento para evitar as referidas proliferações. Segundo o Eng. Sanitarista Osmar Ribeiro, da Semob, este projeto já esta dando ótimos resultados e o lixo gerado em Canaã não é mais um problema.

E também, conforme explicou Ismael Avelar, Coordenador do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), á área do aterro controlado hoje está equilibrada e já passou, inclusive, por uma visita técnica para fazer testes gravimétricos, a fim de que se possa identificar quais os tipos de resíduos que o município de Canaã dos Carajás produz atualmente e quantos quilos são gerados por bairro. -Os testes são essenciais para a correta gestão dos resíduos e também é uma exigência do Governo Federal para a realização das ações do PMGIRS -explicou Avelar.

Além disso, o antigo lixão muito breve será desativado e o município passará a utilizar o novo aterro sanitário. A área de dezessete alqueires foi adquirida com recursos próprios no ano passado, um investimento de cerca de R$1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais) e está localizada na VS 52 a oito quilômetros do centro urbano. Ela ainda está em fase de licenciamento ambiental para iniciar o atendimento. A previsão é que até o final do ano já esteja em pleno funcionamento.