Prefeitura de Canaã dos Carajás e Vale firmam convênio para melhorar o abastecimento de água do município
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 11/07/2014
Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a mineradora Vale formalizaram um convênio para viabilizar ampliação e melhorias na captação de água da barragem do Rio Verde, que abastece a cidade, assim como a implantação de um laboratório de monitoramento do tratamento e controle da qualidade da água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás. A parceria também prevê a implantação de um laboratório de análise da qualidade da água que é distribuída na cidade.

Entre as melhorias previstas estão a substituição do sistema de captação de água por outro de maior eficiência e a construção de dois poços artesianos no Bairro Jardim das Palmeiras. Essas obras vão permitir aumentar a disponibilidade de água para a cidade, bem como a qualidade da água oferecida à população, de forma ordenada e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional.

O convênio prevê o aporte de recursos de até R$ 2.751.280,97 pela Vale, em valores parcelados e condicionados à apresentação e validação da execução financeira das obras, que ficarão sob a responsabilidade do Município, por meio de empresa contratada.

A iniciativa visa à melhoria contínua da qualidade de vida da comunidade local e está prevista no Programa de Apoio à Gestão Pública Municipal, dentro do Projeto de Saneamento Básico, definidos com base nos resultados apontados pelo diagnóstico participativo e integrante do Programa de Educação Ambiental do Projeto Ferro Carajás S11D, em fase de implantação pela Vale.