Prefeitura inaugura uma das melhores escolas municipais do Pará
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 11/08/2014
A nova escola no Bairro Alto Bonito foi oficialmente entregue à população canaense na última sexta-feira (8) em solenidades ocorrida na área da própria escola. A Alexsandro Nunes de Souza Gomes fora prometida pelo governo Você Fazendo Parte no ano passado, mês de outubro, em decorrência do 19º aniversário de Canaã dos Carajás, e a Prefeitura entregou a escola em menos de 1 ano de obra.

A Alexsandro dispõe de 14 salas de aula, distribuídas em dois pavimentos, com centrais de ar e quadro digital; além de laboratório de informática; videoteca e biblioteca; horta e viveiro; quadra poliesportiva coberta, entre outros atributos. Nela foram investidos cerca de R$4,5 milhões de recursos próprios. Além desta, mais uma de mesmo padrão está sendo construída no bairro Ouro Preto e prevista para ser entregue nos próximos meses.

Estiveram presentes o Prefeito Jeová e a Primeira Dama Wayna Andrade; o Vice Alexandre e a sua esposa Velacilma de Carvalho; o Secretário de Governo José Moreira, a Secretária de Educação Jaqueline Moura, o Secretário de Obras Zito Augusto, junto com o corpo de secretários municipais; o Presidente da Câmara Municipal Vereador Ailson Ferreira, o Gerente de Relacionamento com a Comunidade da Vale Marcos Reis; o Comandante da Polícia Militar Major Aquino, a família do homenageado Alexsandro Gomes; além de outros vereadores e autoridades de Canaã dos Carajás.

A solenidade teve início por volta das 17h com a execução dos hinos do Brasil e de Canaã dos Carajás, sob o acompanhamento musical da Orquestra Renascer e Fanfarra Municipal, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e de Canaã dos Carajás; após, um ato ecumênico, celebrado pelo Pr. Valdivino e pelo Pe. Peterson, levantou preces em prol do bom andamento da escola.

Nos pronunciamentos oficiais Ailson Ferreira avaliou que a obra é o resultado da aliança de poderes em Canaã dos Carajás, que andam juntos, sempre planejando e executando aquilo que é melhor e favorece o desenvolvimento do município. Já José Moreira destacou como ponto forte do governo Você Fazendo Parte a quantidade de obras que a Prefeitura se propôs a fazer e as que já foram entregues. Zito Augusto agradeceu a toda equipe do governo, em especial à Jaqueline Moura pelo bom trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação -Não estamos inaugurando uma simples escola, é uma escola com todos os equipamentos essenciais, além disso, a Prefeitura prometeu uma escola, mas entregou um conjunto de obras de primeira qualidade no entorno -disse Zito.

Jaqueline disse que esta é a primeira de outras obras grandes que a Prefeitura irá entregar em prol da educação em Canaã. -Além desta, temos parceria com a Vale para reformar outras escolas, agradeço muito a equipe da Semed que trabalhou duro para que este evento ocorresse, nossa caminhada ainda está na metade -disse Jaqueline, que empossou o corpo técnico da escola Alexsandro Gomes e encerrou com uma frase de Paulo Freire (A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda).

Marcos Reis afirmou que as crianças e adolescentes que irão se beneficiar da nova escola são os futuros profissionais de Canaã dos Carajás, por isso, é importante que o governo tenha esse compromisso de ampará-los, -a Vale está aqui para aplaudir esta inauguração e dizer que somos parceiros para a próxima escola -disse Marcos.

O Vice Alexandre disse que a gestão Você Fazendo Parte vem trabalhando um modelo de governo no qual a sociedade pudesse ter participação ativa, e está tendo. -Antes mesmo da vida política nós já éramos amigos, esta amizade gerou dois gestores para Canaã dos Carajás que, ombreados, estão contribuindo para o desenvolvimento desta terra -afirmou Alexandre -Este governo também inovou a maneira de gerir Canaã, com um modelo descentralizado de administração, com distribuição equilibrada dos recursos públicos, hoje podemos ver a saúde, a educação, etc, melhorando, pedimos apenas a compreensão da população para o transtorno necessário em alguns pontos da cidade -concluiu.

O Prefeito Jeová Andrade explicou aos presentes que quando assumiu, o município sofria um grande déficit na educação, mas que hoje essa dura realidade já mudou bastante, o déficit é bem menor e já está quase erradicado. Jeová mostrou-se muito emocionado ao inaugurar a escola, não só por conhecer a fundo a vida do homenageado Alexsandro Gomes, mas fundamentalmente por lembrar da época em que não havia recurso nem infraestrutura para se trabalhar bem a educação em Canaã dos Carajás, época que inclusive ele também foi professor -Tínhamos escolas de palha, com bancos de caixotes, mas conseguimos com apenas isso alfabetizar diversos alunos, sempre acreditávamos que chegaríamos ao nível de desenvolvimento ideal para nossas crianças e adolescentes, hoje estamos caminhando no rumo certo do desenvolvimento -disse Jeová -Ainda temos a nova escola no Bairro Ouro Preto para inaugurar, estamos climatizando as salas de aulas de todas as escolas de Canaã dos Carajás e vamos cobrir todas as quadras poliesportivas, afinal a educação é a base principal para o sucesso de qualquer município -finalizou o Prefeito Jeová Andrade.

O evento contou ainda com um momento solene de homenagem a Alexsandro Gomes, onde a família recebeu o aplauso dos presentes e foi apresentado uma imagem de Alexsandro para ficar na escola, na oportunidade a mãe de Alexsandro tentou ler uma carta de despedida escrita por ela para o filho, mas, emocionada, não conseguiu, a carta foi lida por um ente da família.