Unidade da Jucepa é inaugurada em Canaã
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 18/08/2014
Solenidade que marcou a inauguração da Unidade Desconcentrada da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) em Canaã dos Carajás, aconteceu na noite da última sexta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal.

O evento contou com a participação do Prefeito Jeová Andrade; do Secretário de Desenvolvimento Econômico Jurandir dos Santos; do Vereador Wilson Mendes, representando a Câmara Municipal; do Presidente Estadual da Jucepa Paulo Pinheiro; do Diretor Econômico da Jucepa Antônio Ximenes; da Coordenadora da Jucepa em Canaã Rosicléia Santiago; do Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca), Anderson Mendes, entre outras autoridades municipais e estaduais.

Para a criação, manutenção e alteração de empresas, legalmente, há a necessidade da consultoria na Jucepa, mas não havia como fazer tal ação se não fosse a partir de outros municípios, como Parauapebas ou Marabá, todavia, hoje Canaã dos Carajás já possui está independência. Antônio Ximenes disse que a solenidade é um marco na história do município, uma vez que inaugurou uma unidade avançada de atendimento ao comerciante. -Ter que se deslocar a outros municípios é agora um processo antigo, a partir de hoje os atos serão mais dinâmicos -afirmou Ximenes.

Chama-se Unidade Desconcentrada aquela partícula da Jucepa, montada fora da capital, que tem o poder de atender com a mesma eficácia da central em Belém. Para Wilson, o evento representa o fruto de grandes esforços realizados para trazer a Jucepa para Canaã -Desde o ano passado temos juntado forças para conquistar este avanço e vejo isto como uma vitória para o comerciante canaense -afirmou Wilson.

Jurandir dos Santos ponderou que vivemos em um município em franco desenvolvimento, por isso, é imprescindível que avanços como este alcancem Canaã dos Carajás, lembrou também que o Distrito Industrial já está em avançado planejamento para que comece a funcionar, e ter uma Unidade Desconcentrada da Jucepa aqui é mais do que importante -Estamos empenhados em fazer o bem para esta cidade e a Jucepa vem somar muito com o desenvolvimento econômico de Canaã.

Anderson Mendes disse que o sentimento da Aciacca é puramente de agradecimento, pois esta conquista era um sonho antigo de todos os profissionais que dependem dos processos que só podem ser praticados por uma unidade da Jucepa. -Este é um momento histórico para Canaã dos Carajás e todos lembrarão que juntos, Prefeitura, Câmara, Aciacca e Jucepa, conseguimos trazer este enorme benefício diretamente ao comerciante e indiretamente a toda a população, obrigado a todos -disse Anderson.

Paulo Pinheiro destacou a importância das atividades desenvolvidas pela região de Carajás e que ela responde por 68% dos novos negócios no Pará, razão pela qual o estado precisa estar atento a estas carências, por isso, e pela crescente demanda do comércio, fazia-se necessário uma Unidade Desconcentrada da Jucepa em Canaã. -Estamos trazendo a independência para Canaã dos Carajás no seu registro mercantil e construindo aqui soluções que servirão de exemplo para todo o estado, o benefício que o cidadão canaese agora tem de constituir sua empresa, fazer suas alterações e todos os atos cabíveis na sua própria cidade de trabalho -disse Pinheiro.

O Prefeito Jeová Andrade analisou que o município estava nesse momento ganhando economia e celeridade aos procedimentos empresariais, ele disse que tudo o que traz benefício para uma determinada classe, no caso específico aqui a de empresários, acaba beneficiando toda a sociedade. -Que tudo o que chegue aqui seja para o bem, isto é importante para o nosso desenvolvimento em conjunto, vamos entregar um prédio para o funcionamento do Instituto Federal do Pará (IFPA) e temos muitos outros convênios para trazer para Canaã, é disso que precisamos -concluiu o Prefeito.

A Unidade Desconcentrada da Jucepa em Canaã funcionará agregada à sede atual da Aciacca e já estará atendendo normalmente a partir de hoje, segunda-feira, 18 de agosto.