Evento solene celebra parceria entre Prefeitura, Celpa e Vale para aperfeiçoamento da energia elétrica em Canaã
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 29/08/2014
O evento em que foi notificado oficialmente um acréscimo no potencial de energia elétrica fornecida para Canaã dos Carajás, pela Celpa, ocorreu ontem a noite (28), no auditório da Câmara Municipal.

Participaram da solenidade o Prefeito Jeová Andrade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jurandir dos Santos, o Secretário de Finanças Agnaldo Pereira, o Secretário de Meio Ambiente Reginaldo Ferreira, o Controlador Municipal Altair Vieira, o Presidente da Câmara Vereador Ailson Ferreira, o Líder de Governo Vereador Dionízio Coutinho, o Gerente do Projeto S11D da mineradora Vale Abraham Athar, além de outros vereadores, secretários e autoridades municipais.

Abraham Athar teceu algumas explicações acerca de como a Vale tem trabalho para contribuir com o aprimoramento da distribuição elétrica na região, sobretudo, em Canaã dos Carajás, e que até, no máximo, o término do mês de setembro, todos os problemas relacionados com a oscilação e a baixa de energia elétrica no município serão resolvidos, ele disse também que a solução definitiva com a implementação da nova Linha de Distribuição em 138 KV depende ainda da inauguração da subestação de Parauapebas, Carajás e de Canaã dos Carajás, já que elas estão interligadas, mas isso é uma questão de mais um mês de trabalho.

O Prefeito Jeová Andrade relatou que o baixo rendimento da energia elétrica ainda tem sido uma preocupação para Canaã, principalmente após as reformas nas escolas municipais, onde nelas foram instaladas centrais de ar e que algumas, inclusive, já tiveram que ser substituídas em decorrência dessas oscilações, mas este evento marca o pontapé inicial para que tais problemas sejam definitivamente concluídos. -Hoje estamos vendo que quando as forças são somadas, Prefeitura, Câmara e Vale, o trabalho realmente aparece e a população acaba sendo a principal beneficiada -disse Jeová. O Prefeito aproveitou também para destacar outras parcerias com a mineradora Vale que também resultará em benefício direto para a comunidade de Canaã, como a ampliação do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, que passará de 3.600m² para 6.900m² de área construída; a Feira do Produtor, a construção do novo prédio do Cecon, o Conselho Tutelar, cujo convênio para construção já está assinado, a reforma e ampliação da Escola Raimundo de Oliveira, cujo evento de reinauguração será neste sábado (30), a partir das 16h; a reforma e ampliação da Escola Adelaide Molinari, na Vila Planalto, que nas próximas semanas deverá ser também reinaugurada, o novo prédio do Idurb, o complexo de obras na Vila Ouro Verde, formado por uma escola, uma creche, posto de saúde e um posto da Adepará, e a nova escola municipal no Bairro Ouro Preto, cujas obras já iniciaram e terá o mesmo padrão arquitetônico que a Alexsandro Gomes (no Bairro Alto Bonito).

Dionízio Coutinho, complementando as palavras do Prefeito, disse que, em relação ao aperfeiçoamento da energia elétrica em Canaã, trata-se de um ganho incalculável e que em 2011 o município passou por problemas semelhantes, mais de maior proporção, que resultou em uma reunião envolvendo prefeitos de praticamente toda a região, Ourilândia do Norte, por exemplo, tinha cerca de 30 picos de energia por dia, mas na época não conseguiram resolver o problema, já que a Celpa não tinha o aporte financeiro necessário para o aprimoramento da distribuição de energia elétrica para a região. -No caso atual temos uma empresa que compartilha conosco o mesmo desejo de ver esse município se desenvolver cada vez mais -disse Dionízio.