Prefeitura inaugura reforma e ampliação da Escola Raimundo de Oliveira na Vila Bom Jesus
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 01/09/2014
O evento solene de inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Raimundo de Oliveira, obra realizada em parceira com a mineradora Vale, ocorreu no último sábado (30), a partir das 16h, na Vila Bom Jesus, e teve a participação do Prefeito Jeová Andrade, do Vice Alexandre Pereira, do Secretário de Governo José Moreira, da Secretária de Educação Jaqueline Moura, do Secretário de Obras Zito Augusto, do Líder de Governo Vereador Dionízio Coutinho, do Vereador João Batista Silva (João do Caminhão), do Diretor de Suporte de Cobre do Projeto Sossego da Vale Nilton Menezes, do Gerente de Relações com a Comunidade da Vale Daniel Florenzano, além de outros secretários, vereadores e autoridades municipais.

O evento contou também com a participação ilustre do Sr. Francisco Santos de Oliveira, filho do homenageado Raimundo de Oliveira, que representou a família de Raimundo. A solenidade teve início com a celebração de uma oração que foi proferida pelo Pr. Davi Rosa.

A Raimundo de Oliveira foi totalmente revitalizada e mais parece uma nova escola. A pesar de antiga e atender cerca de 370 alunos, em 2012 a escola estava sucateada e precisava de soluções para questões urgentes, já que até o terreno onde ela é construída estava em situação de inadimplência para como o ex-dono. Em 2013, porém, o governo Você Fazendo Parte, como providências, legalizou o lote, construiu um muro no entorno e planejou esta reforma e ampliação este ano em parceira com a Vale, onde foram investidos algo em torno de R$ 870 mil, a única coisa que não fazia parte da parceria era a climatização das salas de aula e o mobiliário, mas a Prefeitura o fez com recursos próprios, para que não faltasse nenhum item importante na nova escola.

Jaqueline Moura destacou que este evento trata-se de mais uma alegria que o governo Você Fazendo Parte está proporcionando para Canaã dos Carajás e lembrou-se da primeira reunião entre a Prefeitura e a população, onde foi revindicado a construção de um muro. -Hoje, não somente um simples muro, mas a gestão entrega uma escola completamente reformada, ampliada e toda aparelhada para um aprendizado melhor e mais completo -disse Jaqueline.

Daniel Florenzano disse que para a Vale é sempre muito bom entregar uma obra em parceira com a Prefeitura, já que a mineradora procura trazer o desenvolvimento à Canaã equiparado com o crescimento da mineração, por isso, iniciativas de mãos dadas como esta são fundamentais. -Nosso objetivo é contribuir para que os alunos que hoje aqui estudam possam ser futuramente como os gestores que hoje aqui estão neste palco -refletiu Florenzando.

Dionízio Coutinho enfatizou que a Prefeitura não apenas concluiu uma pintura, mas mudou radicalmente até o formato da escola, dando condições tanto para os professores, quanto aos alunos, de desfrutar de uma elevada qualidade de ensino. Já Nilton Menezes disse que investir nas comunidades também é uma responsabilidade da Vale, visto que a mineradora visa o momento presente, assim como também o momento futuro -Um trabalho de qualidade nasce da boa educação, de pessoas bem educadas e bem formadas -destacou Menezes.

Sobre a obra, o Vice Alexandre fez questão de afirmar que o governo Você Fazendo Parte nunca teve nenhum tipo de problema com qualquer empresa que fora contratada para construir as obras espalhadas pelo município que estão transformando a comunidade e a vida das pessoas para melhor, isto porque a Prefeitura hoje é administrada por um modelo de gestão transparente, coordenado por dois gestores, Prefeito e Vice, comprometidos com o desenvolvimento do município.

O Prefeito Jeová Andrade se mostrou extremamente satisfeito em poder entregar a reforma e ampliação da escola para a comunidade e parabenizou toda a equipe que direta e indiretamente esteve comprometida com o decorrer desta obra, sobretudo, à Jaqueline Moura, pelo empenho a frente da Secretaria de Educação (Semed); assim como também à Vale que tem feito um excelente papel nas parcerias com a Prefeitura em prol do desenvolvimento sustentável de Canaã dos Carajás. -Desejo que daqui possam sair muitos doutores, muitos professores e muitos advogados -externou Jeová -A Prefeitura pagou o terreno no valor de R$ 150 mil e mais outros trabalhos na escola em torno de R$ 630 mil, e a Vale nos beneficiou com uma quantidade generosa a fim de que no final esta escola ficasse tão bonita, Deus abençoe para que todos façam bom uso dela -concluiu Jeová.