www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Prefeitura tem seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos aprovado pelo Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Funasa.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 05/09/2014
Após seis meses de trabalho da equipe do Setor de Elaboração de Planos e Projetos (Seepp) da Secretaria Municipal de Planejamento, período em que foram realizados trabalho de campo na busca de informações junto aos geradores de resíduos, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, o município de Canaã dos Carajás tem o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -PMGIRS aprovado pela equipe técnica do NICT da FUNASA.

Ressalta-se que a elaboração dos planos de gestão integrada dos resíduos sólidos é uma obrigatoriedade dos municípios e estados estabelecida na Lei Federal nº 12.305, de 10 de agosto de 2010. Neste sentido, o município de Canaã dos Carajás está cumprindo rigorosamente os prazos legais estabelecidos, e, consequentemente viabilizando recursos para que o município melhore suas ações em relação aos seus resíduos sólidos.

Enfatiza-se ainda, que o município não contou com o apoio, tanto financeiro quanto técnico da SEIDURB -Secretaria de Estado de Integração e Desenvolvimento Urbano, que teve acesso a recursos disponibilizados pela FUNASA para a elaboração dos planos dos municípios. Para sanar tal pendência, o Prefeito Jeová Andrade, resolveu valorizar sua Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, qualificando os profissionais, o que garantiu a elaboração eficiente do Plano do Município. Não necessitando de contratação de uma consultoria especializada para tal finalidade.

Durante o processo de elaboração do PMGIRS, a equipe técnica, além de realizar trabalho de campo no município, fez visita técnica in loco nos municípios de Água Azul do Norte e Sapucaia com o intuito de analisar a viabilidade de realizar um sistema consorciado com os referidos municípios para o gerenciamento dos resíduos sólidos no futuro aterro sanitário de Canaã dos Carajás, no entanto tal objetivo se inviabilizada pela distância e as péssimas condições de trafegabilidade entre os municípios.

Por último, resta agora realizar um trabalho de mobilização social junto aos geradores de resíduos sólidos do município para dialogar sobre a legislação, parcerias e consolidar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Canaã dos Carajás. Para tanto, serão realizadas diversas audiências por setor de Gerador de Resíduos como: Estabelecimentos Comerciais (supermercados, mercearias e outros), Construção civil, Estabelecimentos comerciais de Resíduos Perigosos (combustíveis, baterias, pneus, e outros) e Resíduos de Serviços de Saúde (farmácias, clínicas, laboratórios, consultórios, hospitais e outros). Além, claro, da população de maneira geral.
 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Prefeitura tem seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos aprovado pelo Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Funasa.