Prefeitura tem seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos aprovado pelo Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Funasa.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 05/09/2014
Após seis meses de trabalho da equipe do Setor de Elaboração de Planos e Projetos (Seepp) da Secretaria Municipal de Planejamento, período em que foram realizados trabalho de campo na busca de informações junto aos geradores de resíduos, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, o município de Canaã dos Carajás tem o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -PMGIRS aprovado pela equipe técnica do NICT da FUNASA.

Ressalta-se que a elaboração dos planos de gestão integrada dos resíduos sólidos é uma obrigatoriedade dos municípios e estados estabelecida na Lei Federal nº 12.305, de 10 de agosto de 2010. Neste sentido, o município de Canaã dos Carajás está cumprindo rigorosamente os prazos legais estabelecidos, e, consequentemente viabilizando recursos para que o município melhore suas ações em relação aos seus resíduos sólidos.

Enfatiza-se ainda, que o município não contou com o apoio, tanto financeiro quanto técnico da SEIDURB -Secretaria de Estado de Integração e Desenvolvimento Urbano, que teve acesso a recursos disponibilizados pela FUNASA para a elaboração dos planos dos municípios. Para sanar tal pendência, o Prefeito Jeová Andrade, resolveu valorizar sua Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, qualificando os profissionais, o que garantiu a elaboração eficiente do Plano do Município. Não necessitando de contratação de uma consultoria especializada para tal finalidade.

Durante o processo de elaboração do PMGIRS, a equipe técnica, além de realizar trabalho de campo no município, fez visita técnica in loco nos municípios de Água Azul do Norte e Sapucaia com o intuito de analisar a viabilidade de realizar um sistema consorciado com os referidos municípios para o gerenciamento dos resíduos sólidos no futuro aterro sanitário de Canaã dos Carajás, no entanto tal objetivo se inviabilizada pela distância e as péssimas condições de trafegabilidade entre os municípios.

Por último, resta agora realizar um trabalho de mobilização social junto aos geradores de resíduos sólidos do município para dialogar sobre a legislação, parcerias e consolidar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Canaã dos Carajás. Para tanto, serão realizadas diversas audiências por setor de Gerador de Resíduos como: Estabelecimentos Comerciais (supermercados, mercearias e outros), Construção civil, Estabelecimentos comerciais de Resíduos Perigosos (combustíveis, baterias, pneus, e outros) e Resíduos de Serviços de Saúde (farmácias, clínicas, laboratórios, consultórios, hospitais e outros). Além, claro, da população de maneira geral.