Semana do Trânsito começa nessa quinta-feira (18) em Canaã dos Carajás
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 16/09/2014
Em Canaã dos Carajás a dinâmica do trânsito tem mudado dia-a-dia, com uma inclusão de novos veículos cada vez mais rápida, por isso, traçar políticas públicas que contemplem a boa educação no trânsito é fundamental para o município que deseja ter a sua estatística de acidentes controlada. Neste contexto, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, aderiu à Campanha da Semana Nacional de Educação para o Trânsito.

A Semana Nacional de Educação Para o Trânsito consiste em difundir em larga escala diversas informações concernentes às boas práticas de direção no trânsito, com as quais é possível reduzir drasticamente as ocorrências que muitas vezes terminam em mortes. A programação começará nesta quinta-feira (18) e se estenderá até o dia 25. O tema é Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre, as atividades fazem parte da Década Municipal de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela ONU, com o objetivo de reduzir pela metade o número de acidente entre os anos de 2011 a 2021, Já que, atualmente, os acidentes de trânsito no Brasil estatisticamente são a primeira causa de mortes na faixa etária de 15 a 29 anos de idade.

Em Canaã dos Carajás a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), em parceira com a Fundação Vale, o Denatran/Ministério das Cidades e a Unesco, quer fazer da Semana Nacional de Trânsito um importante momento de mudança comportamental no trânsito, tendo em vista que a maior parte dos acidentes são provocados pela imprudência e desrespeito às leis de trânsito, fato que poderia ser evitado.

Segundo o Secretário de Trânsito e Transporte Joatan Carvalho a programação será bastante abrangente e contará com passeatas, blitz educativas, panfletagens, apresentação de trabalhos escolares, apresentação teatral, entre outras atividades. -A segurança no trânsito não depende unicamente do poder público, mas é uma causa que compromete toda a sociedade, por isso, nosso esforço com a Semana Nacional do Trânsito será levar este esclarecimento à população para que consigamos vencer as estatísticas de mortes no trânsito -disse Joatan.