Canaã dos Carajás adere ao Programa Nacional de Educação Fiscal -PNEF
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 16/09/2014
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Finanças, realizou, na última quinta-feira (11), no auditório da Câmara Municipal, uma oficina de sensibilização, para apresentar o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) em Canaã dos Carajás.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Jeová Andrade, o Secretário de Finanças Agnaldo Pereira, a Secretária de Educação Jaqueline Moura, o Presidente da Câmara Vereador Ailson Ferreira, o Representante da mineradora Vale Ivanildo Marques, a Coordenadora Estadual do PNEF Zilda Benjamim, entre outras autoridades municipais.

O Programa Nacional de Educação Fiscal é um instrumento à disposição da sociedade que objetiva sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, além de levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública e incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos.

Conforme explicou Zilda Benjamim existem pelo menos quatro passos essenciais para que um determinado município adote o PNEF em seu plano educacional. O primeiro é demonstrar o interesse ao programa e fazer o devido contato, em seguida faz-se necessário uma apresentação formal à sociedade, como foi o caso deste evento, o terceiro passo é capacitar os servidores que serão agentes multiplicadores do PNEF no município, e por fim, a formalização através de Lei. O PNEF então passa a ser trabalhado de forma didática dentro das salas de aula, inserido no contexto das disciplinas que já são parte integrante da grade curricular normal, como a língua portuguesa, a história e a geografia, por exemplo.

O Pará tem sete municípios que já aderiram ao PNEF, uma vez que para anuir é necessário uma adesão formal do município, através de Lei, providência esta que Canaã dos Carajás já está se organizando para tomar e ser o oitavo município estadual a trabalhar o PNEF.

O Secretário de Finanças Agnaldo Pereira enfatizou que a implantação do PNEF em Canaã dos Carajás é de extrema importância, uma vez que contribui para o desenvolvimento da consciência política e de senso crítico da população, sobretudo, dos alunos que estão em fase de formação educacional, a fim de que todos entendam como é gerenciada a verba municipal pela Prefeitura. -Uma boa parte da população não sabe como é aplicado o dinheiro público e sempre pergunta em que está sendo gasto, desconhecendo que existe o portal da transparência, onde demonstramos, com dados, todo o volume financeiro que é movimentado pela Prefeitura, porém, através do PNEF temos a oportunidade de colaborar com uma melhor formação para o cidadão canaense, para que, no futuro, possamos ter uma sociedade melhor e mais justa -afirmou Agnaldo.

O Prefeito Jeová Andrade disse que é de fundamental interesse do governo Você Fazendo Parte demonstrar total transparência em relação aos investimentos realizados pela Prefeitura em obras públicas, e o PNEF é um programa capaz de elucidar o cidadão sobre questões como esta. -Com este programa em vigor na educação de nosso município, logo teremos pessoas mais capacitadas e que compreenderão melhor como funciona a gestão pública financeira, é assim que teremos melhores cidadãos, por isso, este governo investe em educação -disse Jeová.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação Jaqueline Moura até no máximo o próximo ano letivo o PNEF já estará devidamente inserido no contexto da grade curricular do ensino fundamental em Canaã dos Carajás.