Canaã dos Carajás dá exemplo de como gerir seus resíduos
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 17/09/2014
O município de Canaã dos Carajás, atendendo as Leis 11.445/2007 e 12.305/2010, que determinam o fechamento dos lixões no Brasil, cumpriu rigorosamente todos os requisitos da Lei e em menos de dois anos transformou o antigo lixão em um aterro controlado, devidamente dentro de todas as normas técnicas.

O Prefeito Jeová Andrade sensibilizado com esta questão, juntamente com o Secretário de Obras Zito Augusto, não mediu esforço e tomou a decisão de inovar, a partir daí, firmaram parceria na parte técnica com a mineradora Vale, e montaram um quadro técnico especializado para a gestão e transformação de uma área de lixão para um aterro sanitário controlado.

A Vale designou um Engenheiro Sanitarista para desenvolver ações de treinamento e qualificação do pessoal envolvido. Uma equipe de trinta servidores, incluindo o Secretário de Obras Zito Augusto, foi capacitada e certificada para trabalhar na operação do aterro sanitário e agora está apta no tratamento dos resíduos. Ao final do processo quem ganhou foi a população, pois a área está livre de todos os vetores transmissores de doenças, até os urubus estão indo embora, pois todos os resíduos estão sendo recolhidos em células, em separado.

Jeová Andrade externou a sua satisfação e já pensa, em um futuro próximo, usar a área para fazer um passivo ambiental, onde serão construídas praças, bosques e área de replantio de árvores, uma vez que, essa área, onde funciona o aterro controlado, será desativada o mais breve possível e Canaã contará com um aterro Sanitário em área própria dentro das mais modernas técnicas.