Prefeitura realiza Outubro Rosa em Canaã dos Carajás
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 09/10/2014
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando durante o mês de outubro, uma programação voltada às mulheres, com foco na prevenção e tratamento do câncer de colo de útero e de mama, denominada Outubro Rosa, a programação é nacional e visa disseminar o máximo de informação possível acerca desses tipos de câncer.

Dentro do período do Outubro Rosa serão distribuídos panfletos explicativos e realizados atendimentos em algumas Unidades Básicas de Saúde para que o público-alvo seja amplamente esclarecido, assim como também façam exames simples para diagnóstico de possíveis anomalias nos seios, por exemplo.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno, porém este tipo de câncer tem cura, desde que seja descoberto logo no início. Para que o diagnóstico seja precoce é necessário tomar algumas providências, daí a necessidade das mulheres participarem do Outubro Rosa para se munir da correta informação.

Segundo o Secretário de Saúde Dinilson dos Santos a programação estará até o dia 10 de outubro, obedecendo a seguinte ordem: dia 6: USF Novo Brasil e USF Elizabeth Maria de Paula; dia 7: USF Parque Shalom e USF Novo Horizonte; dia 8: Adelina de Jesus, na Vila Planalto, e USF Bom Jesus; dia 9: Cedere III e Serra Sul; dia 10: USF Realino Pereira da Silva e USF Nova Jerusalém.