Campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil continua
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 12/11/2014
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil e sarampo ocorreu no último sábado, 8, onde a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve atendendo em todas as Unidades de Saúde, e marcou o início da campanha que ainda se estenderá até o dia 28.

As vacinas tem como público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. ?? importante também a apresentação da carteira de vacina da criança.

No Pará mais de 590 mil crianças devem ser imunizadas, o estado recebeu 1,6 milhão de doses de vacinas para atender mais de 100 mil postos de Saúde. O objetivo da campanha é manter a erradicação da poliomielite no Brasil e garantir a eliminação do sarampo no país. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, em todo o país, mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.