Maria da Penha faz palestra em Canaã alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 19/11/2014
Para marcar o dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, Canaã dos Carajás recebeu a visita de Maria da Penha Maia Fernandes, que realizou uma palestra, hoje, 19, cujo fundamento trata-se da sua história de vida, no auditório da Câmara Municipal, cerca de 200 pessoas estiveram prestigiando o momento. O evento foi promovido pela mineradora Vale.

Participaram do evento o Prefeito Jeová e a Primeira Dama Waina Andrade, o Vice Alexandre Pereira, o Gerente Geral de Socioeconomia e Meio Ambiente do Projeto S11D Eng. Abraham Athar, a Promotora Pública de Justiça de Canaã Dra. Cristina Morikawa, o Comandante da Polícia Militar em Canaã Major Aquino, dentre outras autoridades municipais e representantes de outros municípios.

Abraham Athar destacou a importância do evento para o fomento de políticas públicas que protejam a mulher, enfatizando que a boa informação é o melhor complemento de uma boa lei. -Temos hoje uma rara oportunidade de refletir um pouco sobre a situação do nosso município em relação às leis, sobretudo, a Lei Maria da Penha, e receber informações essenciais de uma pessoa que é hoje a maior referência brasileira neste assunto -disse Athar.

Major Aquino parabenizou as entidades organizadoras do evento, por se tratar de um conteúdo tão pertinente para Canaã dos Carajás e disse que -ter este conhecimento de lei em nosso município é imprescindível para o crescimento ordenado de Canaã, o que também favorece a diminuição das estatísticas de violência contra a mulher -explicou.

O evento contou ainda com a participação bem humorada do cantor, compositor e cordelista Tião Simpatia, que narrou de forma lúdica, em cordel, praticamente toda a extensão da Lei 11.340, denominada Maria da Penha, material este que é utilizado em escolas e universidades como apoio didático para disseminação da lei.

Dra. Morikawa explicou que Canaã dos Carajás ainda é carente de políticas assistenciais que favoreçam a celeridade no cumprimento da justiça nestes casos, disse também que já contabilizou, do início do ano até outubro, 39 ocorrências de agressão à mulher, isto contando apenas os flagrantes, onde muitos foram motivados pelo abuso do álcool, e que o presente momento é uma grande oportunidade para mudar essa realidade.

Maria da Penha demonstrou-se entusiasmadamente feliz com a recepção feita em Canaã, rindo inclusive, da chuva torrencial que caia no momento em que estava descendo do carro. -Venho de uma região de seca e sou recebida com uma chuva dessas, que maravilha! -brincou. Maria da Penha contou sua emocionante história de vida e o resultado de tudo isso, com a criação da lei que leva o seu nome, e do número 180, que funciona 24 horas por dia, para fazer denúncias, diversos casos foram descobertos, recebendo punições mais severas para os agressores, servindo também como forma de inibir novos casos. -Abri mão da minha identidade privada para assumir uma identidade coletiva, sendo porta voz e disseminadora dessa lei, e me orgulho disso, mulheres nós todas precisamos ter a consciência de que somos seres humanos, não nascemos para viver subjulgadas pelas mãos dos homens, e merecemos ser felizes como qualquer cidadão, apropriem-se dessas informações e sejam também propagadoras delas -encerrou Maria.

O Prefeito Jeová Andrade enalteceu Maria da Penha, destacando-a como sendo um símbolo da luta em favor da não-violência contra a mulher, agradecendo-a, em nome da população canaense, por não ter desistido e ter transformado este enfrentamento em um marco na história do Brasil. Ele disse ainda que já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do município a criação da Delegacia da Mulher e também já está em planejamento a fundação do Conselho da Mulher. -Tudo o que estiver ao nosso alcance, na condição de gestores, para promover políticas públicas que defendam a mulher, principalmente no enfrentamento da violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha, tenham certeza de que iremos fazer impetuosamente -disse Jeová.