Rodolfo Valadares, aos 78 anos, torna-se bacharel em Direito.
Fonte: ASCOM PMCC
Postada em: 09/12/2014
Rodolfo Ribeiro Valadares, 78 anos, pai do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás Edilson Valadares, é o mais novo graduado da família Valadares. Natural de Porto Nacional (TO), Sr. Rodolfo estudou na Universidade Católica de Goiás e formou-se em Direito, no mês de outubro deste ano, conquistando o título de Bacharel, trazendo imenso orgulho aos familiares, pelo fato inusitado, e grande realização pessoal. Agora ele já projeta ser instrutor de workshop para cartórios.

Nascido em 19 de outubro de 1936, Sr. Rodolfo não teve acesso à educação na idade ideal, visto que ele morava em zona rural, crescendo praticamente como analfabeto até os seus 18 anos, tempo que ele saiu da roça em que vivia, no interior de Goiás (Local onde hoje é Tocantins), para estudar na cidade. Demonstrando destacado intelecto ele avançou rapidamente nos seus estudos e decidiu prestar concurso para o cartório local, sendo aprovado, assumiu a vaga na entidade em que ele trabalha há 44 anos, na cidade de Dois Irmãos (TO).

Há seis anos deixou a cidade de Dois Irmãos para residir em Goiânia (GO), onde resolveu estudar um pouco mais e prestar vestibular para Direito, fora aprovado e passou os últimos anos dedicando-se ao estudo das leis.

Sr. Rodolfo é pai de 11 filhos, dentre os quais quase todos têm formação superior e o mais velho é Desembargador em Tocantins. Segundo Edilson, a atitude do pai assustou a família logo de início, por ser ele avançado em idade, mas a dedicação e vocação de Sr. Rodolfo ao estudo das leis fizeram a família apoiá-lo na jornada, tanto para prestar vestibular, quanto para cursar Direito. -Isto, sem dúvida, nos enche de orgulho e alegria, filhos, demais parentes e amigos já o parabenizaram por esta importante vitória, não somente dele, mas de toda a família Valadares -disse Edilson -Acredito que ele é um sinônimo de dedicação, força de vontade e determinação, um exemplo de vida e um bom exemplo a ser seguido pela maior idade, sobretudo, pelos jovens, que muitas vezes criam empecilhos em situações tão diminutas, buscando refúgio em vários tipos de diversão, esquecendo-se que só através da boa educação é possível construir um futuro melhor -contou.

Sr. Rodolfo destacou que nunca se aborreceu ou desanimou em momento algum quando o assunto era correr atrás dos seus objetivos e que sempre encarou as dificuldades com sendo obstáculos prontos a serem vencidos. -O maior desafio que boa parte da sociedade ainda precisa vencer é o preconceito de achar que não é capaz -encerrou.

O Prefeito Jeová Andrade recepcionou o Sr. Rodolfo em seu gabinete e o parabenizou, enfatizando que o município tem avançando bastante no âmbito do sistema público educacional para tornar o ensino de qualidade mais franco, inclusive aos moradores da zona rural, que muitas vezes sofrem por não ter acesso à educação, como foi o caso de Rodolfo. -Estamos levando qualidade ao ensino público de Canaã dos Carajás em toda a sua extensão territorial, com reforma, ampliação e climatização das escolas, onde quer que ela esteja. Acabamos de reinaugurar a Teotônio Vilela na VP 20, zona rural, entregando à população uma estrutura moderna e completa para o melhor aprendizado possível. Acredito ser louvável esta conquista do Sr. Rodolfo e também um grande incentivo para que nós, do poder público, possamos dar a devida atenção à zona rural, assim como aos jovens que o tomem por exemplo de força de vontade -disse Jeová.