Em reunião, prefeitura discute Plano de Mobilidade e revisão do Plano Diretor
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 16/01/2015
Em uma reunião com representantes de todas as secretarias do município, na manhã desta sexta-feira (16), a prefeitura de Canaã dos Carajás apresentou para discussão os principais pontos da revisão do Plano Diretor do Município e do Plano de Mobilidade. Os dois documentos serão elaborados no primeiro semestre desse ano e tem o objetivo de estabelecer diretrizes e regras para o crescimento ordenado da cidade, levando em conta fatores como a expansão urbana, criação de ruas e avenidas, trânsito e transporte coletivo.

A elaboração do Plano de Mobilidade é uma exigência do governo federal para municípios com mais de 20 mil habitantes. Sem o documento, as prefeituras não tem acesso a recursos dos ministérios para o setor. No entanto, o prefeito Jeová Andrade fez questão de destacar que vai colocar em prática as ações previstas e deu total autonomia aos técnicos da prefeitura para que elaborem as medidas necessárias.

??Canaã é uma cidade que tem crescido e temos que nos preparar para que seja um crescimento organizado. Peço a participação de todos para que esse trabalho não fique só no papel?, afirmou.

Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, a elaboração das mudanças tem o acompanhamento de técnicos do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e terá participação popular, por meio de audiências públicas onde a população e os movimentos sociais poderão opinar sobre as mudanças.

O secretário de Planejamento, Jose Luiz dos Santos, reforçou que tal planejamento não pode ser visto apenas como uma ação do governo, mas, sobretudo, como uma necessidade para o município, com foco no futuro.

A mesma visão foi compartilhada pelo vice-prefeito, Alexandre Pereira. Para ele, mesmo que algumas mudanças possam gerar desconforto na população, a prefeitura precisa enfrentá-las, para garantir o crescimento planejado e organizado de Canaã. Ele ainda lembrou que as sugestões apresentadas não estão prontas e vão passar pelo crivo da população.

Entre as medidas propostas no Plano de Mobilidade estão a estruturação do transporte coletivo de Canaã, com traçado de linhas baseado em pesquisa de opinião, além da implementação de ciclovias e corredores ecológicos ao longo das áreas de preservação.