Escolas municipais de Canaã voltam às aulas nesta segunda-feira (26)
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/01/2015
Mais de 11 mil alunos de Canaã dos Carajás vão iniciar o período letivo de 2015 nesta segunda-feira (26), nas 20 escolas do município distribuídas pela zona rural e urbana, nos núcleos de educação infantil, fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante toda a semana, os profissionais da educação participaram da Jornada Pedagógica, onde acompanharam palestras e cursos e já realizaram todo o planejamento para o ano.

Segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o número de alunos na Rede Municipal cresceu cerca de 10% em relação ao ano passado. Com o encerramento das matrículas nesta sexta-feira (23), os dados completos serão divulgados.

No entanto, é possível constatar que o aumento da demanda tem sido constante em Canaã. Por isso, a prefeitura tem trabalhado para ampliar as vagas, já inaugurou a Escola Alexsandro Nunes de Sousa Gomes, que é modelo na região, e está construindo outras, na Vila Ouro Verde (em parceria com a mineradora Vale e nos mesmos moldes) e no Bairro Ouro Preto. As escolas Adelaide Molinari, na Vila Planalto e Tancredo Neves, no Centro, também estão sendo reformadas e ampliadas.

A prefeitura também aumentou, para 2015, o corpo docente, com a abertura de 93 vagas por meio de concurso público. Os classificados nas diversas áreas vão atuar na zona urbana e rural e a maior parte deles já tomou posse.

A Secretaria de Educação informa, no entanto, que para os novos alunos que chegarem durante o ano letivo, as matrículas podem ser feitas normalmente até o mês de março, na instituição de ensino mais próxima à residência do interessado.