Famílias de Canaã dos Carajás recebem Cheque Moradia
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 09/02/2015
Pela primeira vez desde que o programa Cheque Moradia foi criado (em 2003), moradores de Canaã dos Carajás puderam ter acesso ao benefício do governo estadual. A entrega a 69 famílias do município ocorreu neste sábado (7), no Colégio Estadual João Nelson dos Prazeres Henriques, e contou com a presença da coordenadora da ação na Comissão de Habitação do Estado (COHAB), Nágila Noronha, e do prefeito Jeová Andrade. A participação do vice-governador Zequinha Marinho era prevista, no entanto, devido ao mau tempo, ele não conseguir pousar na região.

As famílias beneficiadas foram previamente cadastradas pela Secretaria de Habitação do município no ano passado e atendem a critérios sociais e de vulnerabilidade, que são o foco do atendimento do programa. O valor do cheque depende da análise da equipe, a faixa de atendimento (reforma ou construção) e varia entre R$ 4,6 a até R$ 18 mil. Os recursos devem ser utilizados exclusivamente para a compra de material de construção no prazo de 120 dias e os beneficiários devem arcar com a contrapartida da mão de obra.

O secretário de Habitação de Canaã, Marcos Paulo de Assis, agradeceu, ao discursar, o trabalho de todos os servidores da pasta que colaboraram para a chegada do auxílio inédito à cidade. ??Era algo esperado por essas famílias e a equipe de governo buscou todos os meios possíveis?, pontuou.

O empenho da prefeitura para aderir ao Cheque Moradia recebeu elogios da coordenadora do programa. ??Quando o prefeito adere, cria uma equipe e se responsabiliza, dá certo. Aqui, nós não encontramos dificuldades?, disse Nágila Noronha.

O prefeito Jeová Andrade também destacou, em discurso, que o município tem buscado outras formas de atender a demanda por moradia. ??Os que ainda não receberam, continuem acreditando, que a hora vai chegar. Esse é o começo, o município está buscando o seu programa habitacional para atender esse déficit, que ainda é grande?, garantiu.

Entre as famílias beneficiadas, era possível notar o sorriso no rosto de quem está bem perto de conquistar a casa própria, ou de reformar e reestruturar a sua. Muitos esperaram anos por isso, como a dona de casa Elza Fernandes da Silva, que conta, com orgulho, sua história de vida: ??Cheguei em Canaã em 2003 e sabia que aqui nessa cidade teria a minha casa?, diz. Ela, que mora em uma casa de madeira, no bairro Novo Brasil 1, agora espera realizar o sonho, com uma moradia estruturada e construída de alvenaria, com o dinheiro do cheque.

Também estiveram presentes na solenidade a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Canaã, Josemira Gadelha, o presidente da Câmara Municipal, Jean Carlos, os vereadores João Batista Silva (João do Caminhão) e Dionízio Coutinho, além dos secretários municipais.