TRE fará recadastramento biométrico de eleitores de Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 11/02/2015
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai recadastrar todos os eleitores de Canaã dos Carajás para o novo sistema de votação, com reconhecimento biométrico. Canaã e Parauapebas serão os dois primeiros municípios do Sul do Pará a contar com a tecnologia. O cronograma começou a ser discutido em reunião com os técnicos do órgão, com a presença do prefeito Jeová Andrade, nesta quarta-feira (10). Estiveram presentes a diretora de Assuntos Institucionais do Tribunal, Clara Nery Nascimento, o assessor de estrutura, Pedro Barral e o diretor de Biometria Dilson Mesquita.

A expectativa é de que o recadastramento comece no mês de setembro, com previsão de término em cinco meses. Cabe a prefeitura de Canaã disponibilizar um espaço para receber os eleitores, além de ceder servidores que vão auxiliar no atendimento.

Na reunião, o prefeito Jeová Andrade também prometeu empenho na busca para que o prédio onde hoje funciona o Fórum do município ?? que será transferido para uma nova sede ?? seja cedido para a instalação de um Cartório Eleitoral.

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e garante mais segurança na identificação do votante, que é feita por meio de impressão digital, evitando que uma pessoa possa votar no lugar de outra. No Pará, o recadastramento já foi feito nas cidades de Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Peixe-Boi e Cametá.

A previsão do TRE é que até 2020 as eleições em todo o país ocorram em urnas biométricas. O recadastramento deve ser feito até 2017