Canaã dos Carajás recebe representantes do governo federal para discutir Plano de Mobilidade e implantação do transporte coletivo
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/02/2015
Representantes do governo federal participam durante toda esta terça e quarta-feira (24 e 25) de uma oficina sobre o Plano de Mobilidade Urbana (Panmob) e a implantação do transporte coletivo em Canaã dos Carajás. Estão presentes no município a integrante do Ministério das Cidades, Martha Amorelli, o representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ribeiro Carvalho, além de Mauro Santos, que representa a Unesco.

Na abertura do encontro, o chefe de Gabinete da prefeitura, Edilson Valadares deu boas vindas aos técnicos do governo federal ?? em nome do prefeito Jeová Andrade, que está em viagem ?? e destacou a necessidade do planejamento de ações em um município que cresce acima da média. ??Queremos regularizar o nosso transporte e tomar todas as medidas necessárias para planejar o futuro?, destacou.

O secretário de Planejamento, José Luiz dos Santos (O Zitão), fez questão de destacar que a prefeitura se preocupou em montar uma equipe técnica para planejar o município, que, nas palavras dele, ??está suando a camisa? para a elaboração do documento.

??O Planmob talvez seja uma das ações mais importantes, porque envolve demandas urgentes?, lembrou. Ele também valorizou a parceria com o governo federal, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Fundação Vale, ao afirmar que, sem esses parceiros, ações como essa ??andariam mais devagar?.

Canaã na vanguarda

A representante do Ministério das Cidades, Martha Amorelli, reforçou, na abertura do encontro, que a oficina ??fecha um ciclo que o governo federal gostaria de oferecer a todos os municípios?. ??Aqui temos conseguido isso, o que mostra o sucesso desse planejamento?, disse.

A afirmação dela foi reforçada pelo representante do Ipea. ??Na área do transporte estamos acostumados a apagar incêndios. Vocês já estão prevendo um cenário em que as demandas vão crescer?, avaliou.

Plano de Mobilidade

A elaboração do Plano de Mobilidade é uma exigência do governo federal para municípios com mais de 20 mil habitantes. Sem o documento, as prefeituras não tem acesso a recursos dos ministérios para o setor.

Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, a elaboração das mudanças tem o acompanhamento de técnicos do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e terá participação popular, por meio de audiências públicas onde a população e os movimentos sociais poderão opinar sobre as mudanças.

Entre as medidas propostas no Plano de Mobilidade estão a estruturação do transporte coletivo de Canaã, com traçado de linhas baseado em pesquisa de opinião, além da implementação de ciclovias e corredores ecológicos ao longo das áreas de preservação.