Semdec prepara Seminário de Desenvolvimento de Canaã
Fonte: Ascom, com informações da Semdec
Postada em: 26/02/2015
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás (Semdec), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia tem reunido técnicos de várias entidades como Redes/Fiepa, Senai, Pnud, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicatos de Produtores e Trabalhadores Rurais, Agencia Canaã, Sebrae, Vale e Emater, com objetivo de realizar o 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás, previsto para ocorrer em 26 e 27 de Março.

O evento tem por objetivo chamar a sociedade para discutir estratégias para o seu desenvolvimento socioeconômico. Esta primeira fase está entre os técnicos da entidades participantes. Duas reuniões preparatórias foram realizadas em Fevereiro. Ontem (25/02) foram apresentados diagnósticos da agricultura do PNUD, da Vale e do Plano Safra. A ideia é reunir todas as informações e unificar o diagnóstico para facilitar a busca por soluções aos gargalos apresentados.

Na reunião de ontem, representantes do Ministério de Minas e Energia também participaram. Eles estão na região levantando informações a respeito da atividade mineral visando a possibilidade de investimentos na indústria de transformação do minério bruto em produtos com outros valores agregados.

Antes do seminário os técnicos visitarão as Vilas Planalto, Bom Jesus, Feitosa e Ouro Verde para que todos possam opinar na construção de um Plano para o Desenvolvimento Socioeconômico do município.

O Prefeito Jeová Andrade e o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Adinan Demachki, confirmaram presença no Seminário. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, destaca que ??as discussões são de grande importância para o município? e espera contar com a participação da população no seminário nos dias 26 e 27. ??Os debates vem de encontro com a necessidade a nossa necessidade e tenho certeza que os resultados terão grande valor para Canaã dos Carajás?, concluiu Jurandir.