Lançada pedra fundamental de primeira faculdade de Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 02/03/2015
Canaã dos Carajás deve ganhar, ainda esse ano, a primeira faculdade com cursos presenciais no município. Trata-se da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa), que já possui uma unidade no município vizinho de Parauapebas. A pedra fundamental do empreendimento, que é privado e vai se localizar no Vale dos Sonhos II, foi lançada no último sábado (28), com a presença do prefeito Jeová Andrade, vice Alexandre Pereira, deputado federal José Geraldo, os deputados estaduais Dirceu Ten Caten e José Scaf, a reitora da instituição, Profª Drª Rejane de Aquino Dias Braga e o vereador João Batista Gustavo, que representou a Câmara, além de secretários municipais.

Em discurso, o prefeito Jeová Andrade fez questão de agradecer o empresário Roberto Andrade pelo ato que ele definiu como "nobre e grandioso" de doar a área para o projeto e o também o vereador João Batista Gustavo, que se empenhou nas negociações para trazer a faculdade para Canaã.

Jeová também endossou que a educação tem sido um dos principais focos da gestão. ??Quando assumimos o mandato, elegemos como prioridade a educação. Nesses dois anos e dois meses, conseguimos que todas as escolas fossem climatizadas, mobiliadas, fizemos várias ampliações, inauguramos a escola mais bonita do Estado do Pará?, destacou. O prefeito assegurou que o objetivo é eliminar, em Canaã, o turno intermediário nas unidades de ensino, com construção, ampliação e melhoria das escolas e disse que ??quer ter o prazer de participar da primeira aula da Fadesa?.

Cursos

A reitora da instituição projeta que, no prazo de quatro meses, as obras devem ter início em Canaã. Segundo ela, a princípio os cursos oferecidos serão Logística, Engenharia de Minas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Psicologia, o que vem de encontro a necessidades da região.

"Será uma faculdade presencial, com qualidade no ensino, pesquisa e extensão?, disse, para completar: ??Você, pai, não precisa mais levar seu filho para fora do Pará. Com isso, vamos ajudar a girar a economia, o desenvolvimento e reduzir a violência?.

O vereador João Batista Gustavo retribuiu ao prefeito o agradecimento e reforçou que ??ele sempre esteve à disposição para fazer qualquer debate sobre a educação?.

Representando o Grupo Moreira, que doou a área para o empreendimento, o empresário Roberto Andrade afirmou ter entrado nesse desafio ??por saber a importância disso para o desenvolvimento de Canaã e da satisfação de todos os clientes que investiram na cidade?.