Campanha de vacinação contra HPV começa na próxima semana em Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 03/03/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (9) a Campanha de 2015 de vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV). A equipe de vacinação vai percorrer as escolas municipais para aplicar a primeira dose de vacinação para o público alvo - jovens de 11 a 13 anos que ainda não foram imunizadas. A vacina estará também disponível nas unidades de saúde do município a partir do dia 16. Na campanha desse ano, também será aplicada a segunda dose de vacina para jovens que já tomaram a primeira. As adolescentes precisam tomar três doses da vacina contra o HPV, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.

Nesse ano, o Ministério da Saúde orienta também a vacinação de jovens, de 14 a 26 anos, que sejam portadoras do vírus HIV, considerando que as complicações da doença são mais graves em soropositivas.

A meta, em Canaã dos Carajás, é imunizar 50% do público alvo, segundo destaca a coordenadora da ação na diretoria de vigilância em Saúde, Helen Kássia. ??A vacina é a principal forma de prevenção contra quatro tipos de HPV (6,11,16 e 18), que juntos são responsáveis por quase 70% dos casos de câncer de colo do útero?, destaca.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, papanicolau, pois a vacina não substitui a execução do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.