Prefeitura inicia plenárias para discutir Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 05/03/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), inicia na próxima terça-feira (10), uma série de reuniões com empresas, comerciantes, cooperativas, e envolvidos na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido e discutir a finalização do documento.

O primeiro encontro será na terça, às 9h, no Auditório da Câmara Municipal, onde será apresentado pela equipe da Seplan, ao prefeito Jeová Andrade, o resumo do Plano de Resíduos Sólidos do município. No mesmo dia, às 19h, o grupo de trabalho vai se reunir com geradores de resíduos sólidos comerciais e da construção civil.

Na quarta-feira, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Obras, é a vez de dialogar com a cooperativa de catadores de Canaã para discutir o papel dos trabalhadores para a coleta seletiva. Na quinta-feira, às 19h30, na Câmara, a discussão será com os geradores de resíduos sólidos perigosos e geradores de resíduos de serviços de saúde (material hospitalar).

A elaboração do PMGIRS segue determinação do Plano nacional de Resíduos Sólidos do governo federal que, entre outras medidas, visa acabar com os lixões no Brasil. O documento é condição obrigatória para os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos.

Em Canaã dos Carajás, a prefeitura já se antecipou ao Plano e conseguiu acabar com o antigo lixão, que agora é aterro controlado.